Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Avaliação] Jaguar E-Pace 2021 tem motor flex e desempenho de esportivo

Crossover tem como ponto alto seus 249cv e bom nível de conectividade mas custa mais que seus rivais diretos

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Crossover tem 4,39 metros de comprimento
Crossover tem 4,39 metros de comprimento Crossover tem 4,39 metros de comprimento

Aos cinco anos de vida o Jaguar E-Pace ganhou uma reestilização recente que chegou em poucos meses ao Brasil. De olho em um mercado bem disputado de crossovers compactos premium o E-Pace ganhou um novo visual com para-choques, conjunto luminoso e, por dentro, maior conectividade. O R7-Autos Carros testou a novidade na estrada e na cidade ao longo de uma semana na versão R-Dynamics S.

JAGUAR E-PACE 2021: o SUV premium com motor flex de R$ 376 mil para bater em Volvo, Audi e Mercedes. Veja o vídeo!

Em outros países o E-Pace é conhecido como "baby Jag", o menor crossover da marca mas bem semelhante ao E-Pace, guardadas as devidas proporções. Mesmo com visual bem parecido com o da estreia de 2016 o E-Pace ganhou nova dianteira com para-choques, farois em LED e capô. Ainda assim manteve seu estilo com o logotipo do felino em destaque na dianteira e o emblema lateral da versão "R-Dynamics". Com rodas e pneus aro 18, o perfil elevado se prolonga até a traseira com destaque para o defletor preto e branco e as lanternas afiladas que foram mantidas.

Modelo tem 2,68 metros de entre-eixos
Modelo tem 2,68 metros de entre-eixos Modelo tem 2,68 metros de entre-eixos

Se por um lado ele ainda impressiona, por dentro o E-Pace melhorou e muito. Não estamos falando do acabamento que continua de boa qualidade como são os modelos britânicos. No crossover de 4,39m de comprimento e 2,68m de entre-eixos as proporções são as mesmas porém a conectividade foi que mais avançou na linha 2021. O modelo ganhou cluster digital de 12,3 polegadas com inúmeras informações e opções de projeção do mapa, do computador de bordo ou os mostradores clássicos com contraste e nível aprimorado de qualidade. Ao lado, a multimídia de 11,4 polegadas com sistema PIVI Pro é mais completa e traz tela curva e com revestimento de magnésio além de comandos mais simples e bastante icônicos, fáceis de compreender. Na tela grande há projeção da câmera 360 e ao acionar a ré a imagem surge com destaque e boa resolução.

Publicidade
Traseira conta com defletor preto e branco e lanternas afiladas
Traseira conta com defletor preto e branco e lanternas afiladas Traseira conta com defletor preto e branco e lanternas afiladas

Os bancos em couro claro microperfurado com ajustes elétricos, o console e outros detalhes em preto brilhante e costura milimetricamente bem feita mostra que a tradição da marca segue com o bom refinamento mesmo em um modelo menor e mais competitivo. E não estamos falando do modelo topo de linha da gama. Não há controle de cruzeiro adaptativo e alerta de ponto cego e também falta uma multimídia com espelhamento sem fio, mas certamente o Jaguar traz um degrau acima em qualidade percebida mesmo nestas versões. Acima da R-Dynamics S existe a "SE" que já traz estes itens citados além de som Meridian de alta velocidade.

SUV tem multimídia de 11,4 polegadas com sistema PIVI Pro
SUV tem multimídia de 11,4 polegadas com sistema PIVI Pro SUV tem multimídia de 11,4 polegadas com sistema PIVI Pro

O motor escolhido para esta versão é o P250 Ingenium turboflex que apesar de beber etanol e gasolina é fabricado na Inglaterra. Ele desenvolve 249cv e 37,2kgfm de torque. Mesmo pesado, com seus 1899 kg, o E-Pace se desenvolve bem mantendo uma boa dinâmica de condução e aproveitamento do motor. Com tração integral permanente e controle pelo câmbio automático de nove marchas, o carro tem segurança para um perfil mais esportivo e boa aceleração com 0-100 km/h em 7,5 s e velocidade máxima de 229 km/h.

Publicidade
Bancos são em couro claro microperfurado com ajustes elétricos
Bancos são em couro claro microperfurado com ajustes elétricos Bancos são em couro claro microperfurado com ajustes elétricos

Em um trecho de estrada, notamos que além do fôlego do motor, bebendo gasolina o E-Pace apresenta um consumo interessante de 13,5 km/l caindo para 9 km/l na cidade. Vale lembrar que as versões híbridas já vendidas na Europa não estão disponíveis aqui. No Velho Continente além do motor a combustão há um propulsor elétrico de 143cv alimentado por baterias de 13,6 kWh que rendem cerca de 50 km de autonomia sem usar gasolina. Com uma atualização futura, o Jaguar E-Pace ficaria páreo com o Volvo XC40 por exemplo que tem um conjunto semelhante.

Modelo manteve seu estilo com o logotipo do felino em destaque na dianteira
Modelo manteve seu estilo com o logotipo do felino em destaque na dianteira Modelo manteve seu estilo com o logotipo do felino em destaque na dianteira

O preço a partir de R$ 376 mil está um pouco acima dos seus concorrentes diretos. No entanto, a qualidade do acabamento, potência e dinâmica de condução fiel a uma herança quase centenária fazem do "baby Jag" um concorrente forte para os fãs de crossovers esportivos que abrem mão de um carro muito grande para o seu dia a dia.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.