BMW diz que carro que muda de cor estará no mercado em até cinco anos
Tecnologia E-Ink está em desenvolvimento, mas primeiro protótipo já foi apresentado
A BMW revelou seu primeiro carro que muda de cor há quase dois anos e agora diz que essa tecnologia está mais perto dos consumidores. A partir do conceito i Vision Dee, a BMW anunciou que um carro poderia ter toda uma paleta de cores, incluindo faixas e mosaicos, ao toque de um botão. Agora uma engenheira que lidera esse projeto afirma que a tecnologia está mais próxima de chegar à realidade.
A tecnologia se chama “E Ink” e vem sendo aprimorada pela BMW, permitindo que o carro experimente outras cores, tons e desenhos sobre a carroceria, sem que seja necessário pintar ou envelopar o carro.
“A visão seria levar isso a uma ampla base de clientes, e o sonho é que, em uma fábrica de carros, você não tenha mais as tradicionais cabines de pintura, mas sim que tudo receba [E Ink] e cada carro possa ter qualquer cor”, disse Stella Clarke ao site australiano Drive. A engenheira lembra que além da finalidade estética a mudança de cor pode ajudar a melhorar a climatização interna, mudando para a cor branca ou usando cores escuras em dias com neve, ou chuva forte, por exemplo.
“A verdade é que provavelmente não será a coisa mais econômica no início, então posso imaginar isso começando em um mercado seletivo e depois, esperançosamente, se expandindo”, disse.
A BMW diz que a energia necessária para a mudança de cor seria mínima. Da mesma forma, por segurança, essa funcionalidade só seria ativada com o veículo parado. “Não precisa de energia para ficar ligado! Nenhuma luz pode fazer isso. E mudar a cor de um veículo inteiro não requer muita energia: você consome cerca de 20 watts, o que é aproximadamente o mesmo que uma única lâmpada ou uma tira de LED na porta”, lembra Stella Clarke.
Ainda existem inúmeras questões a serem debatidas a respeito de um carro que muda de cor. Por exemplo, a grande maioria dos países determina que o carro tenha uma só cor para que seja identificado pelas autoridades de trânsito. Também existe uma longa cadeia em torno da cor automotiva que envolve o trabalho de profissionais e o próprio projeto do veículo. De qualquer forma, olhando o carro por outros aspectos, a mudança de cor conforme o dia e ocasião também seriam decisões interessantes para se customizar no automóvel.
NOVO BMW M2! Exagerado? Veja o review COMPLETO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.