BMW promete mudança radical com novo X3
Modelo elétrico promete autonomia para rodar até 805 km e tem “super cérebros” para fazer gestão do trânsito e decidir o melhor caminho

A BMW iniciou a produção em série do primeiro modelo da Neue Klasse com o lançamento do novo iX3, um Sports Activity Vehicle (SAV) totalmente elétrico na Europa.
O modelo é equipado com a tecnologia BMW eDrive de sexta geração, que permite autonomia de até 805 quilômetros e potência máxima de recarga de 400 kW, assim como tem potência de 469 cv.
Além disso, a arquitetura eletrônica e de software inclui quatro computadores de alto desempenho, conhecidos como “supercérebros”, que gerenciam a condução, a direção automatizada, o sistema de entretenimento e funções básicas do veículo.
Segundo a própria marca, o novo X3 vai mudar o jogo no universo dos SUVS com autonomia para rodar grandes distâncias, o que vai romper a barreira de limitação dos eletrificados.
O BMW iX3 50 xDrive será produzido na planta da BMW em Debrecen, Hungria. O modelo tem tração integral elétrica, potência de 469 cv, que permite acelerar de zero a 100 km/h em 4,9 segundos.
A nova geração do BMW iX3 tem design voltado para maximizar o espaço interno, com comprimento de 4.782 mm, largura de 1.895 mm e altura de 1.635 mm. O coeficiente de arrasto (Cx) do veículo é 0,24. O compartimento de carga varia de 520 a 1.750 litros com os bancos traseiros rebatidos, e há um compartimento adicional sob o capô com capacidade de 58 litros. A capacidade máxima de reboque é de 2.000 kg.

O interior do BMW iX3 integra o BMW Panoramic iDrive, baseado no BMW Operating System X, com foco no motorista e funções digitais personalizáveis. O sistema de navegação BMW Maps inclui roteamento otimizado para recarga, e o BMW Intelligent Personal Assistant oferece novas vozes, interface visual atualizada e assistência proativa ao motorista.
A conectividade permite integração com smartphones e smartwatches, além de acesso a aplicativos de música, vídeo e produtividade.
A bateria de alta voltagem tem 108,7 kWh de capacidade utilizável e tecnologia de células cilíndricas. A recarga em corrente contínua (DC) de 800 V pode fornecer até 372 quilômetros de autonomia em dez minutos, enquanto o carregamento de 10 a 80% leva 21 minutos. O modelo suporta carregamento bidirecional, incluindo Vehicle-to-Load (V2L), Vehicle-to-Home (V2H) e Vehicle-to-Grid (V2G).
O sistema de propulsão e gerenciamento da dinâmica de condução, chamado Heart of Joy, integra o trem de força, os freios e funções de recuperação de energia, garantindo resposta precisa em diferentes condições de condução. A direção automatizada é gerida por outro supercérebro, com processamento 20 vezes mais rápido que unidades convencionais.
O utilitário adota princípios de circularidade e redução de CO2 durante todo o ciclo de vida. A produção utiliza materiais secundários e energia renovável, e cerca de um terço do veículo é feito a partir de componentes reciclados, incluindo plásticos, fios e alumínio reciclados. A pegada de carbono ao longo do ciclo de vida é 34% menor em comparação ao modelo anterior.

O BMW iX3 chega ao mercado europeu com opções de personalização do interior, pacotes M Sport e M Sport Pro, rodas de liga leve de 20 a 22 polegadas, sistemas de climatização de até três zonas e equipamentos de conectividade digital, incluindo BMW Digital Premium e ConnectedDrive Upgrades.
Infelizmente o iX3 elétrico deve ficar longe do mercado brasileiro por alguns anos. Essa arquitetura de carga rápida ainda não tem sistema de carregamento disponível no Brasil e os super processadores ainda não estão homologados por aqui para interagir com placas de trânsito e monitoramento de vias, por exemplo.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
