BYD Song Plus 2025 dobra autonomia elétrica: veja o teste
Versão 2025 tem 18,3kwh e roda na cidade sem passar no posto de gasolina
O BYD Song Plus foi o primeiro carro de volume da marca aqui no Brasil e lá em 2022, quando foi lançado, sua boa aceitação não demorou muito para acontecer. Só neste ano foram mais de 16.800 unidades vendidas, sendo 2.172 só em setembro. E a tendência é vender mais. Na linha 2025, o Song Plus melhorou sua autonomia elétrica e ganhou outras quatro novidades que o R7-Autos Carros testou por uma semana.
Entre as melhorias, estão multimídia de 15,6 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay, abertura das portas por meio de mecanismo de aproximação NFC, retrovisor fotocrômico interno e a bateria de 18,3 kWh, o que permite rodar até 110 km no modo elétrico. A motorização eletrificada continua com a potência combinada de 235 cv.
Com isso, o SUV híbrido teve autonomia ampliada de 1.100 para 1.200 km, o que é um ótimo número. Assim, é possível ir, por exemplo, de São Paulo a Porto Alegre, Brasília ou Foz do Iguaçu com um tanque.
E para a cidade, é possível usar o Song Plus nos deslocamentos de até 100km sem usar gasolina. Claro, tendo um ponto de carga em casa se tira o máximo proveito do Song Plus.
Nas ações de venda em concessionários, a BYD costuma oferecer um carregador residencial ao comprar o veículo. Com esse dispositivo a recarga do Song é feita em 5,5 horas. Já no sistema de wallbox, que é mais eficiente, são apenas 3h para carregá-lo.
Esse é ponto mais importante
É sempre importante lembrar que o BYD Song Plus é um carro híbrido plugin, com tomada de carga. Porém, é preciso, sim, recarregá-lo constantemente para ter os dois motores funcionando em sintonia e obter a melhor economia. O motivo é que quando a bateria está abaixo de 26% o motor a combustão de 1.5 litro de até 110 cv estará sempre trabalhando para tracionar um carro de 1.790 kg e, também, carregar a bateria, o que vai elevar o consumo.
E com 18,3kwh de bateria (antes era só 8,3kwh), a autonomia dobrou, mas a necessidade de carga externa é sempre importante. E com isso o carro entregará o máximo de potência e economia.
Em relação à dirigibilidade, o BYD Song Plus tem um bom conjunto de motores, com 235 cv e 40,8 kgfm de torque combinados. Não há problemas em arrancadas e retomadas bem como o silêncio a bordo e a percepção de um carro bem mais alto.
Na cidade fazem a diferença o alerta de ponto cego, câmeras 360°, auxílio de estacionamento, frenagem e alerta de frenagem e para viajar há controle de cruzeiro adaptativo, manutenção do carro na faixa e frenagem autônoma de emergência, entre outros.
Dimensões do Song Plus 2025
O BYD Song Plus mede 4,70 metros de comprimento, o que o coloca na categoria de SUVs médios, 1,89 de largura, 1,68 de altura e 2,76 de entre-eixos, o que é um bom espaço para quem vai sentado no banco traseiro. O porta-malas tem a capacidade de 574 litros, facilitando para levar muita bagagem. Não jogue qualquer alteração de dimensões bem como o visual externo.
Interior minimalista e tela gigante
Por dentro o BYD Song Plus mantém as linhas modernas com poucos botões concentrados no volante, no console e na grande multimídia giratória de 15,6 polegadas com conexão sem fio com Android Auto e Apple CarPlay.
Além disso, a multimídia ganhou atualizações no sistema, ficando mais rápida. A câmera de ré continua de alta qualidade e com realidade aumentada do veículo em 3D.
Há ainda a praticidade de abrir as portas por meio do cartão NFC ou smartphone com essa ferramenta. O retrovisor é fotocrômico, o que ajuda na dirigibilidade noturna, evitando ofuscamento por conta de faróis dos carros na parte traseira.
Evoluiu em um cenário competitivo
A cada mês que passa a BYD apresenta novidades. Nos últimos meses trouxe o BYD King e agora está prestes a lançar a picape Shark com sistema híbrido off road. Mas entre os SUVs a concorrência está acelerando.
Além do Haval H6 que está vendendo quase 2.000 unidades por mês, a Jeep que lidera o segmento de SUVs médios já prepara seus modelos híbridos. Ou seja, tudo pode mudar.
Por hora o BYD Song Plus é vendido por R$ 239 mil. É referência em estilo segundo os proprietários, tem boa potência e itens de série e a BYD oferece agora 8 anos de garantia para a bateria e seis para o veículo e ainda paga 90% da tabela Fipe para donos de Song Plus usados que desejam comprar a nova versão. Com isso a BYD mantém a supremacia entre os eletrificados com opções para todos os perfis de clientes.
BYD SONG PLUS 2025: 1.200km SEM REABASTECER! VEJA O VÍDEO!
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.