Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Carro por aplicativo autônomo: quando teremos o serviço no Brasil? 

Serviço já funciona em vários países, mas seguirá distante do Brasil: entenda o motivo  

Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.

  • Google News
Carros sem motorista começam a ganhar força em outros países: teriam chances no Brasil?
Carros sem motorista começam a ganhar força em outros países: teriam chances no Brasil?

Empresas de transporte por aplicativo já usam com sucesso uma alternativa diferente para o transporte individual. Em cidades como Houston, Las Vegas, Paris, Shangai e Los Angeles, há carros autônomos que transportam passageiros para todos os lados usando soluções de mobilidade que integram a tecnologia das empresas fabricantes de veículos e também de softwares de navegação e automação.

O serviço funciona como o aplicativo que conhecemos. Basta abrir o celular, informar o destino e esperar o veículo chegar, só que sem motorista. Basta colocar o cinto e aproveitar a viagem. Os carros funcionam com robôs e radares integrando o veículo com os sistemas de trânsito e leituras instantâneas da situação das outras ruas.


De forma experimental, empresas de ônibus já oferecem esse serviço na China em ambientes universitários e eventos. Em trajetos curtos e sempre iguais, não há nenhum índice de falha.

Veículo autônomo da Uber exposto em evento da empresa em setembro de 2022, na Califórnia
Veículo autônomo da Uber exposto em evento da empresa em setembro de 2022, na Califórnia

E não somente a Uber, tão conhecida por aqui, oferece esse serviço sem motorista em outros países. Waymo, Alphabet, Lyft, Apollo Go, Yandex, EasyMille, Didi e tantas outras oferecem esse serviço inusitado. E há espaço para crescer, segundo as próprias empresas, embora pontualmente as autoridades tenham registrado acidentes, geralmente de pequena monta e sem vítimas.


Acidente com carro autônomo nos EUA que segundo as empresas são pontuais
Acidente com carro autônomo nos EUA que segundo as empresas são pontuais

Empresas como a Hyundai, Volvo e BYD estão envolvidas diretamente nessas iniciativas e admitem que o dia a dia nessas viagens são aproveitados em dados estatísticos e aprimoramento dos seus serviços.

Serviço de carro autônomo na Califórnia
Serviço de carro autônomo na Califórnia

No entanto, os executivos dessas mesmas companhias são céticos quanto a uma substituição total dos motoristas por robôs. Esses serviços surgiram em 2016 e, embora muitos carros tenham chegado ao mercado para operar de forma autônoma, não há planos de substituir a mão de obra humana por robôs pelo menos nos próximos anos. 

Serviço de carro autônomo na Rússia
Serviço de carro autônomo na Rússia

A Uber, por exemplo, não tem planos de oferecer o serviço de carro autônomo no Brasil. Seus executivos já disseram em entrevistas que esse serviço não se aplica a todos os países, pelas situações de trânsito e vias específicas em que a tecnologia ainda não alcança, para que seja oferecido um transporte de qualidade, mas com segurança para os clientes.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


    Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.