Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Carro por aplicativo autônomo: quando teremos o serviço no Brasil? 

Serviço já funciona em vários países, mas seguirá distante do Brasil: entenda o motivo  

Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.


Empresas de transporte por aplicativo já usam com sucesso uma alternativa diferente para o transporte individual. Em cidades como Houston, Las Vegas, Paris, Shangai e Los Angeles, há carros autônomos que transportam passageiros para todos os lados usando soluções de mobilidade que integram a tecnologia das empresas fabricantes de veículos e também de softwares de navegação e automação.


O serviço funciona como o aplicativo que conhecemos. Basta abrir o celular, informar o destino e esperar o veículo chegar, só que sem motorista. Basta colocar o cinto e aproveitar a viagem. Os carros funcionam com robôs e radares integrando o veículo com os sistemas de trânsito e leituras instantâneas da situação das outras ruas.


De forma experimental, empresas de ônibus já oferecem esse serviço na China em ambientes universitários e eventos. Em trajetos curtos e sempre iguais, não há nenhum índice de falha.


E não somente a Uber, tão conhecida por aqui, oferece esse serviço sem motorista em outros países. Waymo, Alphabet, Lyft, Apollo Go, Yandex, EasyMille, Didi e tantas outras oferecem esse serviço inusitado. E há espaço para crescer, segundo as próprias empresas, embora pontualmente as autoridades tenham registrado acidentes, geralmente de pequena monta e sem vítimas.



Empresas como a Hyundai, Volvo e BYD estão envolvidas diretamente nessas iniciativas e admitem que o dia a dia nessas viagens são aproveitados em dados estatísticos e aprimoramento dos seus serviços.


No entanto, os executivos dessas mesmas companhias são céticos quanto a uma substituição total dos motoristas por robôs. Esses serviços surgiram em 2016 e, embora muitos carros tenham chegado ao mercado para operar de forma autônoma, não há planos de substituir a mão de obra humana por robôs pelo menos nos próximos anos. 


A Uber, por exemplo, não tem planos de oferecer o serviço de carro autônomo no Brasil. Seus executivos já disseram em entrevistas que esse serviço não se aplica a todos os países, pelas situações de trânsito e vias específicas em que a tecnologia ainda não alcança, para que seja oferecido um transporte de qualidade, mas com segurança para os clientes.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.