Carro turbinado: veja os cuidados essenciais com a manutenção preventiva
Item comum nos carros de hoje requer cuidado com troca de óleo, combustível e evitar preparação e dispositivos de performance

Carros equipados com turbina são cada vez mais comuns em todos os segmentos. Até carros bem compactos e consolidados como Chevrolet Onix, Peugeot 208, Fiat pulse e quase todos os SUVs compactos oferecem motor com turbocompressor que melhora o desempenho e aceleração.

No entanto, estes carros que já estão no mercado de usados equipados com turbina merecem uma atenção especial na manutenção. A seguir o R7-Autos Carros traz dicas de como manter o seu carro turbinado funcionando em perfeita ordem evitando problemas e o custo com a troca desta peça que pode variar de R$ 5 a R$ 15 mil.

Combustível de qualidade
O combustível merece atenção especial no caso dos carros turbinados. A gasolina ajuda a lubrificar o sistema e de forma indireta a turbina do veículo. Usar etanol, a princípio não é um problema mas é preciso alternar os combustíveis utilizando gasolina que traz compostos capazes de lubrificar o sistema do veículo.

Verificação da turbina no plano de manutenção
A turbina é uma peça que trabalha junto com o sistema de alimentação do veículo. Dentro do plano de manutenção e do manual do veículo está prevista uma verificação dessa peça. Sua vida útil é bem longa mas se o veículo não tiver troca de óleo adequada e combustível de má qualidade ela pode falhar.

Troca de óleo
A dica de ouro da manutenção dos carros modernos é a troca de óleo e de filtro no intervalo máximo de 10.000km. É muito importante utilizar o óleo original ou recomendado pela montadora. Utilizar óleo que não atenda a homologação do veículo é dar margem para um problema que pode danificar o sistema de injeção, ignição e toda a alimentação do motor incluindo a turbina que é uma peça cara e de reparo mais difícil.

Evite soluções mágicas
Evite utilizar acessórios que melhoram a aceleração do carro e que atuam para trazer mais desempenho ao veículo. As turbinas dos carros compactos são projetadas para trabalhar em baixa ou média pressão. Fazer alterações como instalação de chip ou de qualquer dispositivo para tornar o carro mais rápido poderá comprometer o sistema original do veículo. Além de levar a uma perda da garantia também trará problemas na manutenção preventiva e corretiva.
HYUNDAI AZERA: passo a passo da suspensão e conserto do carro! Vídeo 03!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
