Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Carro usado pouco rodado: por que pode ser uma cilada?

Baixa quilometragem com adulteração ou pouco uso são duas faces da mesma moeda

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Freepik/Reprodução
Tenha cuidado ao comprar um carro usado pouco rodado Freepik/Reprodução

Na hora de comprar um carro usado existe um golpe muito comum que tem duas faces: a baixa quilometragem. Procurada por uns e desejada por muitos, a baixa quilometragem seria um indício de bom carro usado. Mas essa informação pode esconder uma verdadeira cilada.

Existem alguns indícios de que o carro pouco rodado é, na verdade, um veículo “maquiado” e se de fato ele rodou pouco, esse também pode ser um sinal negativo.

O carro de baixa quilometragem pode esconder um primeiro problema que é justamente seu pouco uso. Um carro que ficou muito tempo na garagem pode ter peças engripadas, borrachas ressecadas como pneus e mangueiras e borra de óleo no motor.

Um carro de pouco uso é uma boa opção, mas mesmo esse veículo precisa ter cuidado constante: ligar o veículo, rodar ainda que seja em percursos curtos, trocar óleo todo ano com filtro e fazer revisão do fluido do arrefecimento são cuidados importantes.


Se o carro não for usado por muito tempo e não tiver manutenção correta, bastará começar a utilizá-lo de forma constante para que os problemas apareçam. Pneus podem esfarelar e comprometer a frenagem, mangueiras podem se romper e o motor pode parar por borra ou olho envelhecido que compromete o desempenho.

E se a quilometragem for adulterada?

Esse é outro problema que pode ocorrer. A quilometragem adulterada é muito comum no Brasil, infelizmente.


Por isso, ao comprar um carro usado é fundamental fazer uma análise completa da parte mecânica e um laudo cautelar. Ele indica o histórico do carro e a passagem do veículo por bases de dado de concessionárias, revendedores e a transferência de documento ao longo da vida do veículo (bem como a quilometragem em cada transação de documentos).

A quilometragem adulterada pode esconder necessidade de uma manutenção preventiva como uma troca de embreagem, ajustes nos freios e outros temas importantes que devem ser vistos de tempos em tempos.


Por isso, ter uma avaliação mecânica profunda e um laudo cautelar são necessários para evitar golpes e pegadinhas na hora de comprar um veículo usado.

10 dicas para comprar um CARRO USADO e EVITAR PREJUÍZO - VEJA O VÍDEO!

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.