Carros na Venezuela: Confira os modelos curiosos já fabricados no país vizinho
Ford Mustang, Chevy Nova, Monza e Dodge Aspen já foram montados localmente
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Que a Venezuela vive uma crise econômica não é nenhuma novidade. E como toda economia combalida o segmento automotivo também foi vítima. Das 150 fabricantes de peça hoje só restaram 31 e das grandes marcas como GM e Dodge hoje só ficaram montadoras chinesas.
De acordo com a Favenpa (Câmara de Fabricantes Venezuelanos de Produtos Automotores) a idade média dos veículos na Venezuela é de 22 anos (no Brasil a frota já envelhecida tem 11 anos).
Mas a Venezuela já foi muito próspera e concentrou grandes fábricas de veículos. Veja os modelos que já foram produzidos por lá no passado:

Chevrolet Monza: o clássico dos anos 1980 teve tempos áureos na Venezuela. Era pré-montado no Brasil e exportado para o país vizinho, fazendo sucesso na época. Tinha 2.0 com carburação dupla e 100cv de potência, trio elétrico e banco de couro, sendo a maioria automáticos com transmissão de três velocidades.
A curiosidade é que a partir de uma decisão do governo de restringir importações de carros em kit, pouco mais de 400 foram “expatriadas” para o Brasil novamente.
Hoje esses veículos são desejados por colecionadores e ainda que sejam identificados como venezuelanos são carros nacionais feitos em São Caetano, mas com “passaporte” internacional.

Ford Mustang: ao todo foram três gerações feitas na Venezuela. A partir de 1965 o Mustang foi montado no país vizinho com motor V8 (a gasolina sempre foi barata por lá) e na terceira geração com motor V6.
Mesmo nos anos 2000, ainda antes da crise resultante da nacionalização de fábricas de carros na Venezuela, muitos Mustang foram vendidos por lá e são bem populares.

Dodge Forza: o sedã compacto Fiat Siena teve essa curiosa versão na Venezuela entre 2013 e 2017. Com motor 1.4 Fire de 79cv e 9,2kgfm de torque ou com GNV de 67cv, ele vinha bem equipado e usava o emblema Dodge em função da marca ser muito mais forte do que a Fiat no país.

Ford Conquistador: outro modelo curioso dos anos 1970 era o modelo full size com motor V8 e tração traseira. Era baseado no Thunderbird e não tinha apenas os emblemas originais. Foi vendido da geração dos anos 1970 até meados nos anos 1980.

Dodge Dart e Aspen: populares no Brasil nos anos 1970, os Dart também eram cultuados na Venezuela. Com motor V8 318 foram líderes de venda no país Vizinho sendo modificados para o Aspen a partir de 1976 até meados dos anos 1980 onde o governo local restringiu a montagem de motores V8 no país.

Venirauto: a ideia de fazer um “carro para o povo” não é nova, o ex-presidente Hugo Chávez criou em 2006 a Venirauto. Os carros eram versões modificadas da Khodro (Ikco) e pela Saipa projetados no Irã e por sua vez descendiam de produtos das linhas Peugeot e Mazda já descontinuadas.
A ideia fracassou poucos anos depois e embora o presidente Nicolas Maduro tenha anunciado um retorno da Venirauto em 2022 em parceria com a Autovaz a ideia ainda não saiu do papel.

HYUNDAI AZERA ESTÁ FICANDO PRONTO! Processo de polimento - vídeo 1. VEJA!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp












