Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

CATL apresenta a 1ª bateria de íon-sódio que pode ser carregada em 18 minutos

Serão quatro versões de baterias com alcance de 800 km com uma carga

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA

  • A CATL apresentou a série de baterias Tianxing II, a primeira de íon-sódio do setor automotivo, com carregamento rápido em 18 minutos.
  • Essas baterias oferecem autonomia de 800 km e desempenho eficaz em temperaturas extremas, mantendo 90% da capacidade em −40°C.
  • Serão quatro versões adaptadas a diferentes aplicações comerciais, incluindo baixa temperatura e recarga rápida.
  • O uso de sódio, abundante e mais barato que o lítio, promete tornar veículos elétricos comerciais mais acessíveis a longo prazo.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

As novas baterias concentram uma autonomia de 800 km com uma carga, suportam altas ou baixas temperaturas CATL/Divulgação

A Contemporary Amperex Technology Co. Limited (CATL), revelou oficialmente a nova série de baterias Tianxing II para veículos comerciais leves.

A principal novidade é a versão de baixa temperatura com tecnologia de íon-sódio, considerada a primeira bateria de íon-sódio produzida em massa do setor automotivo.


Essas baterias permitem autonomia de 800 km com uma carga, suportam altas ou baixas temperaturas com o mesmo desempenho e tem sistema de carga rápida em 18 minutos.

Bateria de íon-sódio com certificação e alta durabilidade

A bateria de 45 kWh com química de íon-sódio oferece densidade de energia de 175 Wh/kg e vida útil superior a 10 000 ciclos — números competitivos no segmento de baterias alternativas ao lítio.


Esta célula também foi a primeira do mundo a receber certificação da nova norma nacional chinesa GB 38031-2025, que estabelece critérios rigorosos de segurança para baterias de tração em veículos elétricos.

Bateria de íon-sódio de 45 kWh alia alta durabilidade e segurança, com mais de 10 mil ciclos e certificação inédita na China CATL/Divulgação

Desempenho em temperaturas extremas

Em comparação com baterias de íon-lítio, a solução de íon-sódio da CATL apresenta desempenho superior em climas frios. Mesmo a −40 °C, a bateria mantém 90% da capacidade utilizável; e pode ser recarregada imediatamente mesmo completamente congelada a −30 °C, eliminando limitações de operação no inverno em regiões frias.


Quatro versões para diferentes aplicações comerciais

A série Tianxing II será lançada em quatro variantes, cada uma adaptada a casos de uso diferentes:

- Low-Temperature (Baixa Temperatura) que mantém seu desempenho mesmo no inverno rigoroso;


• Fast-Charging (Recarga Rápida): capaz de carregar de 20% a 80% em 18 minutos, adicionando cerca de 150 km em baterias de 100 kWh;

• Long-Range (Longo Alcance): pacote de 253 kWh com até 800 km de alcance, ideal para logística interurbana;

• High-Temperature Fast-Charging (Alta Temperatura + Recarga Rápida): projetada para entregas urbanas de last-mile em regiões quentes, com gerenciamento térmico líquido avançado.

Versão Long-Range fica até 260 kg mais leve com a arquitetura Taishan, ampliando carga útil e eficiência energética CATL/Divulgação

A versão Long-Range também reduz o peso do veículo em cerca de 260 kg quando combinada com a arquitetura Taishan da CATL, aumentando a carga útil e melhorando a eficiência energética.

Matéria-prima abundante e produção mais em conta

O sódio é mais de 1.000 vezes mais abundante que o lítio na crosta terrestre e seu custo de extração é cerca de 1/20 do custo de lítio, o que pode reduzir significativamente os custos das baterias e tornar veículos comerciais elétricos mais acessíveis a longo prazo.

Mais abundante e até 20 vezes mais barato que o lítio, o sódio pode baratear baterias e ampliar o acesso a veículos elétricos CATL/Divulgação

Impacto e contexto tecnológico

A linha Tianxing foi inicialmente lançada em 2024 com química de íon-lítio; a nova geração Tianxing II marca a transição para baterias de íon-sódio e consolida a estratégia da CATL de diversificar suas tecnologias de armazenamento de energia.

Especialistas do setor apontam que as baterias de íon-sódio começarão a ganhar escala comercial significativa em 2026, com aplicação planejada não só em veículos comerciais, mas também em carros de passeio, sistemas de troca de baterias e armazenamento de energia — como parte de um movimento mais amplo para reduzir a dependência de lítio e ampliar a adoção de soluções mais sustentáveis e econômicas.

Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.