Chineses ampliam estrutura de “troca de baterias” para carros elétricos
Estradas terão 1.000 pontos adicionais para swap de baterias, permitindo a continuidade da viagem com intervalo de alguns minutos
A CATL, uma das grandes fabricantes de bateria de carros elétricos, vai aumentar a quantidade de postos de “swap” de baterias na China. A fabricante que fornece acumuladores para várias marcas como GWM, Nio, SAIC, Peugeot, Wuling, Geely, BMW entre outras anunciou que irá construir mais 1.000 pontos de troca de bateria em 2025.
Nem todos os veículos elétricos são compatíveis com essa tecnologia, mas a ideia é atender principalmente modelos comerciais, táxis e carros de aplicativo com esse sistema que já conta com 2600 estações de carga na China.
Além disso, segundo o CEO da CATL, Yang Jun, a marca irá dar suporte aos grandes fabricantes para oferecer pontos de troca de bateria para os clientes.
Os novos pontos de carga cobram uma mensalidade para acessar o local e fazer a troca da bateria com preço equivalente de 370 yuan, cerca de US$ 50 dólares por mês ou R$ 320 mensais. A maior parte dos novos pontos de troca ficará localizada em estradas, permitindo a continuidade da viagem com um intervalo de alguns minutos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.