Choveu? Veja os perigos de rodar com pneu careca na chuva
Freio, visibilidade e reações do carro mudam na chuva e os pneus podem trazer graves riscos à segurança

Uma nova onda de fortes chuvas nos estados do Sul e sudeste do Brasil trazem alguns transtornos para o dia a dia dos motoristas. E na hora de dirigir na chuva existe um item especialmente importante que pode colocar a vida de todos em risco. São os pneus que se estiverem gastos ou “carecas” como costumamos dizer, podem ser o divisor de águas entre uma viagem segura e um grave acidente.

Isso porque os pneus são o ponto de contato entre o automóvel e o solo. Porém, os pneus têm vida útil e se estiverem gastos podem resultar em acidentes. Quais são os perigos de dirigir um carro com pneus excessivamente gastos?
Risco de derrapagem
Com pneus gastos o risco de derrapar é sempre maior com pouca borracha, a aderência ao piso é menor e o risco ao frear forte é de derrapar perdendo o controle do veículo. E isso pode causar um grave acidente.

Perda de estabilidade: Manobras e curvas se tornam mais difíceis de controlar. Em curvas com água nos cantos da via, o risco de derrapagem é sempre mais alto Risco de estouro: O desgaste excessivo pode comprometer a estrutura do pneu, aumentando o risco de um rompimento súbito. Como há menos borracha redescobrindo a estrutura metálica do pneu, o motorista assume um risco desnecessário.

Danos na suspensão: A suspensão e outros componentes do carro podem ser danificados devido ao desgaste irregular. Com pneu desgastado, o alinhamento da direção se perde com mais facilidade e os componentes da suspensão sofrem desgaste bem mais rápido.

Risco maior de aquaplanagem: esse é um dos grandes problemas ao dirigir sob condições de chuva. A Aquaplanagem é o efeito de espelho d’água que pode fazer o motorista perder o controle do carro ao entrar em um alagamento ou um pequeno trecho alagado no asfalto.

Levar multa: considerando que a vida é um bem precioso, a multa é o menor dos problemas. No entanto dirigir com pneus gastos é infração grave art. 230, XVIII, do código de trânsito brasileiro. Se trata de uma infração grave que resulta em multa de R$ 195,23, 5 pontos na CNH e retenção do veículo até a regularização.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
