Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Com vendas em baixa, sete marcas já anunciam férias coletivas

Redução das vendas este ano já levou três grupos de montadoras a anunciar promoções e, em último caso, férias coletivas

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Produção do Citröen C4 Cactus em Porto Real: turno reduzido em onda de anúncio de férias coletivas
Produção do Citröen C4 Cactus em Porto Real: turno reduzido em onda de anúncio de férias coletivas

Após registrar o pior mês de fevereiro em vendas de veículos novos nos últimos sete anos algumas montadoras já começam a anunciar férias coletivas para ajustar seus estoques. Marcas como Volkswagen, Hyundai, General Motors além do grupo Stellantis, dona da Peugeot, Citroën, Fiat e Jeep anunciaram férias coletivas. Com vendas em baixa, um dos setores mais importantes da economia que emprega diretamente cerca de 420 mil pessoas.

Produção do Citröen C3 em Porto Real/RJ
Produção do Citröen C3 em Porto Real/RJ

No mês passado, 129,9 mil unidades foram licenciadas, volume mais baixo que o de 2016 quando o país perdia 3,5% do PIB na pior recessão da sua história. Em fevereiro daquele ano 144 mil veículos foram vendidos.

POLO TRACK 2023: substituto do GOL? Teste completo, preço e comparativo. Veja o vídeo!

Entre as marcas que anunciaram paralisação por queda nas vendas está a Hyundai. Nas linhas de Piracicaba, onde são produzidos o Creta e o HB20, o anúncio de férias coletivas começa hoje e vai até o dia 02 de abril valendo para cerca de 2.000 colaboradores. A interrupção foi feita para “adequar os volumes de produção para o mês de março, evitando a formação de estoques e acompanhando a dinâmica do mercado interno de veículos para o primeiro trimestre do ano. Os volumes originais de produção programados para os demais meses de 2023 permanecem inalterados", diz a Hyundai Motor Brasil.


Produção do Tracker: GM irá reduzir produção em São José dos Campos/SP
Produção do Tracker: GM irá reduzir produção em São José dos Campos/SP

A General Motors já havia anunciado na última semana que irá conceder férias coletivas entre os dias 27 de março e 11 de abril na fábrica de São José dos Campos. Lá são produzidas a pick-up S10 além da versão crossover Trailblazer.

Hyundai coloca 2.000 colaboradores em férias coletivas em Piracicaba/SP
Hyundai coloca 2.000 colaboradores em férias coletivas em Piracicaba/SP

A Volkswagen, também instalada no Vale do Paraíba anunciou férias coletivas a 2.000 colaboradores a partir do dia 27 até 07 de abril. Na unidade é produzido o Polo Track, modelo mais barato da marca que custa a partir de R$ 80 mil. No entanto, a VW alega falta de componentes para a produção e não uma queda nas vendas.


Novo CITRÖEN C3 First Edition 1.6 VALE R$ 100 mil? Veja o vídeo!

No grupo Stellantis a Jeep atuará de forma escalonada para conceder férias coletivas. Na planta de Goiana, Pernambuco, um dos três turnos irá interromper a produção no dia 22 de março até 10 de abril. No dia 27 outros dois turnos vão parar até 10 de abril. Com a redução, a linha do Compass, Renegade, Commander e também a linha da Fiat Toro serão prejudicadas. Há alguns dias a Citroën, que opera com uma fábrica em Porto Real/RJ, já havia anunciado férias coletivas e demissão de 340 colaboradores.


Linha da Fiat Toro em Goiana/PE: redução de turno e férias coletivas
Linha da Fiat Toro em Goiana/PE: redução de turno e férias coletivas

A queda nas vendas vem sendo agravada pela inflação, baixa disponibilidade de crédito além dos juros. Nos últimos dias, várias montadoras vem anunciando ações promocionais e descontos mas isso não tem sido o suficiente para atrair compradores para o mercado de zero quilômetro.

COMPASS USADO VALE A PENA? Quanto custa a manutenção, peças e revisões? Melhor que Equinox e Tiguan? Veja o vídeo!

No início da tarde, a Mercedes-Benz anunciou férias coletivas para 300 colaboradores entre os dias 3 de abril e 2 de maio. A produção de caminhões deverá ser reduzida em função da queda na demanda.

Volkswagen anunciou férias coletivas a 2.000 colaboradores
Volkswagen anunciou férias coletivas a 2.000 colaboradores

“O desempenho do primeiro bimestre, limitado pelas condições de crédito e oferta de suprimentos, reforça a necessidade de promover o reaquecimento do mercado e as cadeias locais de produção”, disse Márcio Leite, presidente da Anfavea, associação de montadoras, durante a última coletiva de imprensa onde foram anunciados os números de venda de fevereiro de 2023.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.