Como a GM está restaurando carros antigos no padrão original?
Vimos de perto um Kadett GSI em fase final de restauração

Esta semana a General Motors apresentou os primeiros carros do programa Chevrolet Vintage restaurados com a chancela da marca. Os veículos serão leiloados e a renda será revertida para ações sociais que contam com suporte da GM. Mas como são feitas estas restaurações?

O R7-Autos Carros conversou com executivos da montadora que explicam como foi feita a seleção dos veículos que estão em processo de restauração. Como exemplo, um Kadett GSI 1992 em fase final de montagem, ilustra como é feito o processo.
O carro tem uma boa base e passa por um trabalho de recuperação das informações que eram padrão da época. “Além dos dados de ficha técnica, as referências de cores, tecidos, acabamentos, tudo é considerado na primeira de cinco fases que incluirão até o teste dinâmico do veículo”, explica Emerson Fischler, diretor de engenharia da GM.

O Kadett mostra o nível de restauração feita no veículo. Até mesmo buchas no padrão original, encaixes do chicote elétrico, peças de suspensão e outros itens são recuperados. “Não é peça de época, é peça original de época feito com um trabalho de ‘garimpo’ item por item” diz um assessor.

No caso do Kadett até mesmo os parafusos internos e porcas, encaixes e suportes são trabalhados com a referência e época. Os plásticos são desmontados e recuperados e até mesmo o padrão de encaixe e a distância entre as peças é medido conforme a referência técnica da época.

“No caso dos bancos, não se trata de um tecido que reproduz um banco como esse e sim foi feita uma busca do fornecedor do tecido desse banco para chegarmos ao nível de alta originalidade”, continua o assessor.
Em alguns casos, como no Monza EF 500, o rádio Alpine digital com toca fitas e o alarme magnético também são recuperados. Além das medidas, os pneus também seguem o padrão da época e o mesmo fornecedor.
O trabalho é executado por oficinas como do customizador Batistinha da BTS Garage e também da oficina Galpão Z28. O Kadett já tem todo o conjunto elétrico, carroceria e suspensão montados além de toda a parte interna com bancos e painel.
Faltam apenas algumas formações e claro, o motor. Mas esse trabalho será concluído até o final do ano. O Kadett também será leiloado junto com outros veículos desse lote inicial.
500 mil veículos antigos ainda circulam
Dos 500 mil veículos antigos da GM que ainda circulam, 345 mil foram produzidos entre 1976 e 1995 que a marca chama de neoclássicos. Tivemos a ideia de trazer à vida carros antigos que fizeram história da GM no Brasil.
Na frota de 45 milhões de veículos no país 3% são antigos e esse universo 500.000 são Chevrolet, diz Emerson Fischler, “Muitas pessoas falam que lembram de cenas de família de carros antigos Chevrolet. Lembro quando no início dos anos 1980, talvez 1983, e meu pai, lá na Colômbia, chegou com um Monza SL/E em casa. Tivemos a certeza que meu pai estava vencendo na vida” disse o presidente Santiago Chamorro, presidente da General Motors.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp













