Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Conheça as novas tecnologias para recarga de carros elétricos

Carregador sem fio e novas baterias estão entre as novidades que em breve devem estar disponíveis no mercado

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Tesla está trabalhando em um sistema de recargas "sem fio"
Tesla está trabalhando em um sistema de recargas "sem fio" Tesla está trabalhando em um sistema de recargas "sem fio" (Tesla/Divulgação)

O mercado de carros elétricos continua a receber constantes novidades anualmente. Apesar de algumas marcas terem diminuído a velocidade de lançamento de novos modelos, há avanços tecnológicos que podem tornar esses veículos mais acessíveis, confiáveis e com maior autonomia, além de reduzir o tempo necessário para a recarga das baterias.

BYD DOLPHIN PLUS: vale a pena pagar 30 mil a mais? Teste completo! Veja o vídeo!

Veja as principais tecnologias que estão em desenvolvimento e em breve devem estar nas ruas:

A Tesla, por exemplo, está investindo em um sistema de recarga "sem fio", conforme anunciado por Franz von Holzhausen, designer da empresa. Ele afirmou que, no futuro, os proprietários de carros elétricos "não precisarão mais conectar seus veículos a nenhum dispositivo para recarga".

Publicidade

A Tesla estabeleceu uma parceria com a empresa alemã Wiferion, especializada no desenvolvimento desse tipo de solução, indicando a possível presença dessa tecnologia nos futuros veículos da marca.

Sedã em questão tem motor de 150kwh, cerca de 200cv
Sedã em questão tem motor de 150kwh, cerca de 200cv Sedã em questão tem motor de 150kwh, cerca de 200cv (Nio/Divulgação)

As novas baterias de estado semissólido estão sendo destacadas como uma promessa dos fabricantes chineses para melhorar significativamente a autonomia dos carros elétricos. Essas baterias utilizam uma tecnologia de refrigeração inovadora, contribuindo para um consumo mais eficiente de energia, chegando a uma média de 13 kWh por 100 km rodados.

Publicidade

A fabricante Nio está realizando testes com essa novidade, e o sedã ET7 da marca demonstrou uma impressionante capacidade de percorrer 1.044 km com uma única recarga completa de bateria, levando aproximadamente 12 horas, a uma velocidade média de 84 km/h.

Teste em rua energizada é feito no estado de Michigan
Teste em rua energizada é feito no estado de Michigan Teste em rua energizada é feito no estado de Michigan (Internet/Reprodução)

Uma outra inovação que está ganhando destaque são as estradas com sistemas de carregamento sem fio. Esta solução, semelhante à da Tesla, mantém pontos de recarga energizados ao longo das vias, possibilitando recargas que podem ser realizadas enquanto o veículo está em movimento. Atualmente, está sendo testada uma rua energizada no estado de Michigan, próximo a Detroit.

Essa tecnologia está sendo considerada para aplicação em ônibus e veículos comerciais, eliminando a necessidade de fios e possibilitando uma utilização mais extensa sem a necessidade de paradas para recargas.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.