Dacia Bigster mostra como pode ser um SUV híbrido da Renault
SUV de cinco lugares usa sistema híbrido que pode chegar ao Brasil
A Dacia lança na Europa o novo Bigster que tem muita semelhança com futuros projetos que teremos no Brasil em pouco tempo. O novo Bigster é um SUV de cinco lugares com motorização hibrida plugin mas de porte médio com a proposta custo benefício da Dacia. O Renault Group diz que é um produto novo mas a comparação com o “nosso Duster” é inevitável.
O Bigster no entanto é maior: são 4,57 metros de comprimento, com 1,81m de largura e 1,71m de altura, com uma distância entre eixos de 2,70 metros. Sendo 20cm mais longo que o Duster que conhecemos o Bigster é calçado por todas de 19 polegadas.
A grande novidade sem dúvida é a motorização Hybrid 155 com motor a combustão combinado com dois elétricos sendo um gerador e outro de tração de 50cv. O motor a gasolina é um quatro cilindros tradicional de 108cv e a bateria tem 1,4kwh.
Há versões a combustão com sistema híbrido leve combinado 1,2 litro TCE140 três cilindros turbo com sistema de gerador. Também há uma versão semelhante a gás (GLP) comum na Europa.
O Bigster é o primeiro Dacia que tem itens como controle de Cruzeiro adaptativo (alerta e frenagem automática são obrigatórios na Europa). Há ainda carregador sem fio de celular, tampa de porta malas elétrica, teto solar panorâmico e duas telas (multimídia e painel).
Ainda não há preços definidos para o Dacia Bigster. No entanto, não é preciso pensar muito que esse projeto irá influenciar novos produtos que devemos ter da Renault no Brasil. É o caso do “SUV médio” que deverá usar a plataforma modular RGMP do Kardian que irá dar suporte para vários lançamentos nos próximos anos.