Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

EJ 7: aceleramos o primeiro sedã esportivo e elétrico da JAC Motors

JAC Motors lança sedã que promete mais aceleração que BMW 320, Audi A4 e Mercedes-Benz Classe C mas faltam equipamentos e um fôlego extra para isso

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Modelo tem baterias de 51kWh, capaz de rodar 402 quilômetros
Modelo tem baterias de 51kWh, capaz de rodar 402 quilômetros Modelo tem baterias de 51kWh, capaz de rodar 402 quilômetros

Já com alguma experiência no segmento de carros elétricos, a JAC Motors, do empresário Sergio Habib, lança mais um produto que só pode ser reabastecido na tomada: o EJ 7. Com visual arrojado, o novo carro tem as mãos da Volkswagen no projeto (a marca alemã detém 50% da JAC na China), promete bom nível de equipamentos e quer bater modelos tradicionais premium do mercado como BMW Série 3, Audi A4 e até o Mercedes-Benz Classe C. Mas será que ele consegue?

VOCÊ PAGARIA R$ 265 mil por um JAC elétrico? Esse é o EJ 7, que acelera + que BMW, Audi e Mercedes. Veja o vídeo!

O R7-Autos Carros testou a novidade no evento de lançamento do EJ 7 feito no Haras Tuiuti, no interior paulista. O visual do carro impressiona pelo porte e bebe na fonte chinesa dos modelos mais elevados e “espichados” com proposta esportiva como os novos Ford Mondeo, BYD Han (prometido para o Brasil neste ano) e Lincoln Zephyr.

Porta-malas tem capacidade de 455 litros
Porta-malas tem capacidade de 455 litros Porta-malas tem capacidade de 455 litros

O carro tem faróis full LED afilados, grade fechada onde há um ponto para abastecimento e perfil ascendente. A lateral exibe o bom entre-eixos de 2,76 e a traseira integra defletor de ar, vigia e tampa do porta-malas de 455 litros. As lanternas são unidas por uma peça única e os para-choques são avantajados. São 4,76m de comprimento, 1,82m de largura e 1,51m de altura.

Publicidade
Sedã tem 4,76 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos
Sedã tem 4,76 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos Sedã tem 4,76 m de comprimento e 2,76 m de entre-eixos

Bem acabado mas nem tão bem equipado

No primeiro contato com o EJ 7 foi possível perceber a preocupação da JAC Motors com a qualidade do acabamento com a mesma identidade dos produtos atuais da marca como o EJS 4, por exemplo. Nas portas há couro costurado, plástico preto brilhante, filetes que imitam aço escovado e o painel traz a mescla dos mesmos materiais. Há bancos de couro com ajuste elétrico, teto panorâmico e quatro pontos de recarga de celulares com amperagem mais alta, que reduz o tempo de carga.

Publicidade
Modelo tem um cluster digital de 10,4 polegadas
Modelo tem um cluster digital de 10,4 polegadas Modelo tem um cluster digital de 10,4 polegadas

Diferentemente do estilo exterior a parte interna tem design retilíneo. Destacam-se o cluster digital de 10,4´´ que parece se perder em uma ampla moldura plástica e falta contraste para enxergar bem os comandos do carro. Na parte central uma multimídia com tela vertical de 13´´ que mostra ícones grandes (há espelhamento e sistema Apple CarPlay e Android Auto) mas que padece do mesmo problema. Faltaria um sistema com melhor resolução e até câmera 360 graus ou ainda assistente de estacionamento, coisa que modelos da própria marca têm como o Jac EJS 4.

Modelo tem central multimídia de 13 polegadas disposta na vertical
Modelo tem central multimídia de 13 polegadas disposta na vertical Modelo tem central multimídia de 13 polegadas disposta na vertical

Motor elétrico potente

Publicidade

O EJ 7 tem motor 100% elétrico que desenvolve 193cv com 34kgfm de torque e um conjunto de baterias com 51kWh capaz de rodar 402 quilômetros, segundo a importadora. Pesando 1.650 kg, não parece um conjunto tão impressionante até que se pise no acelerador que usa sistema iPedal, que ajuda na regeneração das baterias quando o motorista não está pisando no acelerador. O EJ 7 tem muita disposição para andar e cumpre o 0-100km/h em 5,9s, bem mais rápido para acelerar que seus “concorrentes” BMW, Mercedes-Benz e Audi. Mas tem um porém em tudo isso.

Sedã vem equipado com teto solar
Sedã vem equipado com teto solar Sedã vem equipado com teto solar

Para essa conduta esportiva o motorista vai esbarrar em uma limitação de velocidade por volta dos 130km/h. Mesmo com boa assistência de controle de tração e estabilidade e suspensão tradicional McPherson na dianteira e Multilink na traseira, o comportamento do EJ 7 parece um pouco “solto” demais. A direção elétrica é leve mesmo em alta velocidade, a aceleração mostra uma dianteira solta a ponto de requerer firmeza e atenção máxima do condutor e a carroceria se movimenta bastante em curvas fechadas. Para sua potência e torque, o sedã merecia um ajuste mais firme e requer habilidade para controlá-lo, mas esse primeiro teste foi feito apenas em uma pista de competições faltando um teste mais detido em estrada e em percursos urbanos em velocidades baixas.

Modelo é mais rápido para acelerar que seus “concorrentes” BMW, Mercedes-Benz e Audi
Modelo é mais rápido para acelerar que seus “concorrentes” BMW, Mercedes-Benz e Audi Modelo é mais rápido para acelerar que seus “concorrentes” BMW, Mercedes-Benz e Audi

Para um modelo com essa proposta também fazem falta o controle de cruzeiro adaptativo e detalhes como o carregador de celular por indução, um fechamento mais refinado dos porta-objetos no console central por exemplo. Sem dúvida é interessante, porém o preço de R$ 264,9 mil torna difícil escolhê-lo, especialmente à luz de concorrentes tão tradicionais.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.