Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Enchentes afetam produção de peças e de veículos no RS

Chuvas prejudicam fornecimento e produção de veículos no estado e afetam todo o país

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

TNH1_https://www.tnh1.com.br/noticia/nid/diretor-do-bndes-defende-linha-de-credito-para-reconstrucao-do-rs/

A cauda longa de prejuízo causados pelas enchentes no Rio Grande do Sul deverá prejudicar toda a economia gaúcha. Vários segmentos, indo além do agronegócio, já estão seriamente prejudicados, seja pelas águas que invadiram indústrias e galpões com o depósito de produtos ou pelo desabastecimento causado pelo colapso em vias alagadas, a inoperância dos portos e dos aeroportos. O Rio Grande do Sul é especialmente relevante na produção e distribuição de autopeças e a crise já tem consequências para todo o setor automotivo.

Linha de produção da Chevrolet: chips e equipamentos usados no Onix são importados
Linha de produção da Chevrolet: chips e equipamentos usados no Onix são importados

O R7-Autos Carros conversou com empresas ligadas ao setor automotivo. A GM é só um exemplo. A produção do Onix e Onix Plus foi prejudicada a ponto de interromper a linha que agora já foi retomada. No entanto, pela falta de peças, o ritmo de produção é mais lento, tanto que a marca já foi obrigada a reduzir as vendas de veículos nas concessionárias.

“A General Motors informa que retoma gradualmente suas operações na fábrica de Gravataí (RS) no dia 20 de maio, em um turno. A empresa continua monitorando as condições e adequando a produção do complexo industrial alinhada também ao restabelecimento de fornecedores. Para a GM, neste momento, a prioridade é a segurança dos empregados, assim como as ações solidárias de apoio à comunidade e ao Estado do Rio Grande do Sul”.

Protocolo vai durar 90 dias Rafa Neddermeyer/Agência Brasil - 21.5.2024

No Vale dos Sinos, a produção de acessórios e itens eletrônicos como alarmes está seriamente prejudicada. Uma fonte disse ao R7 que boa parte dos importadores e fabricantes foi obrigada a suspender atividades.


Uma das fabricantes de acessórios para picapes que não foi afetada, embora tenha sede no RS, a Keko, está destinando doações para famílias afetadas pelas chuvas. Entre os fabricantes de peças, o Grupo Randoncorp comunicou que somente a unidade Controil, da Frasle Mobility, segue com atividades suspensas desde o dia 3 de maio. Além disso, em nota a empresa informou que de forma preventiva, no período entre os dias 02 e 06 de maio, parte das operações teve a suspensão temporária das atividades fabris.

News Motor_https://newsmotor.com.br/toyota-elimina-versao-srx-da-hilux-e-renova-tabela-de-precos-confira-valores/

Montadoras como a Toyota tiveram o Centro de Distribuição na cidade de Guaíba, no litoral, afetado pela enchente. Por lá, chegam os modelos Hilux e SW4 produzidos em Zárate, na Argentina. Os veículos foram direcionados ao Porto de Vitória, no Espírito Santo.


Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais onde é fabricado o T-Cross
Fábrica da Volkswagen em São José dos Pinhais onde é fabricado o T-Cross

A Volkswagen afirmou ter fornecedores de peças baseados no Rio Grande do Sul que abastecem as fábricas em São Bernardo do Campo, São Carlos e Taubaté, em São Paulo, e São José dos Pinhais, no Paraná, o que prejudicou a produção de todos os seus veículos. Isso obrigou a VW a decretar férias coletivas pelo desabastecimento de peças.

Fiat Cronos 2023 ganha câmbio CVT e opção de motor 1.0: veja preços e versões
Fiat Cronos Fiat/Divulgação

A Fiat também interrompeu a produção do Cronos na Argentina, uma vez que o veículo era transportado por caminhões cegonha que passavam pelo leste do Rio Grande do Sul, cujas estradas foram prejudicadas pela chuva.


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.