Etios tem quatro e Argo três estrelas no Latin NCAP
Versões sedãs e hatches foram testadas em impactos frontais e laterais
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Essa semana o Latin NCAP, braço do renomado programa Global NCAP, divulgou as notas de teste de colisão dos modelos Fiat Argo e Cronos e Toyota Etios sedã e hatch fabricados no Brasil. No "crash test" realizado para ver a eficiência do veículo na proteção de adultos, os modelos Argo e Cronos obtiveram apenas três estrelas, enquanto as duas versões do Toyota Etios tiveram quatro estrelas de cinco possíveis.

Hoje, o Etios é equipado com dois airbags frontais, conforme determina a legislação brasileira e tem controle eletrônico de estabilidade, item que só será obrigatório por aqui em 2020 para modelos novos e 2022 para todos os carros, conforme as regras do ROTA 2030.
No teste realizado no compacto da marca japonesa, só não teve pontuação máxima em segurança de ocupantes infantis, porque o Latin NCAP exige que o modelo tenha um aviso de presença de airbag no banco do passageiro e o Etios ainda não tem um dispositivo de desconexão do airbag do passageiro. Por fim, a associação disse que falta sinalização adequada das ancoragens Isofix.
Cronos e Argo decepcionam
Outros modelos testados nesta avaliação do Latin NCAP foram os concorrentes do Etios hatch e sedã, o Argo e Cronos.

Diferente de seus concorrentes, os modelos da Fiat não possuem controle eletrônico de estabilidade, o que resultou em uma nota menor no Latin NCAP. Segundo o órgão, outro fator determinante para a obtenção de três estrelas nos modelos da marca italiana foi a falta do SBR, também conhecido como o lembrete do cinto de segurança. No entanto, a FCA informou que toda a linha Argo e Cronos conta com o dispositivo que apita e aciona uma luz de alerta quando o cinto está desatado.
Por fim, a associação ainda apontou que a estrutura do veículo ofereceu uma proteção fraca para a região peitoral dos adultos nos bancos dianteiros, no caso de colisão frontal. A estrutura foi considerada instável e no limite da estabilidade.

Já no quesito proteção para crianças, os dois modelos da Fiat tiveram excelente avaliação, alcançando as cinco estrelas possíveis do teste. Isso aconteceu devido ao desempenho do SRI, ou sistema de retenção infantil.
“As melhorias de segurança desses dois modelos populares são bem recebidas e mostram que os fabricantes estão reagindo aos testes do Latin NCAP, proporcionando segurança para além dos requisitos regulamentares. Foi comprovado, mais uma vez, que os SRIs voltados para trás, para crianças de três anos, trazem benefícios muito importantes”, declarou o secretário geral do Latin NCAP, Alejandro Furas.
FCA responde
O R7 questionou a FCA a respeito dos resultados dos testes e a montadora respondeu que o crash teste confirma "a ótima biomecânica e a alta resistência estrutural dessas carrocerias, que foram totalmente projetadas e desenvolvidas na América Latina. A Fiat Chrysler Automobiles aproveita a ocasião para reafirmar seu compromisso com a evolução contínua dos níveis de segurança veicular de seus produtos.".

No mercado
O Fiat Argo teve 2,8 mil unidades vendidas no mercado brasileiro segundo dados divulgados da Fenabrave sobre a primeira quinzena de julho deste ano. No mês passado foram 7,5 mil unidades vendidas do hatch e 1,5 mil unidades do sedã Cronos, muito à frente do melhor avaliado Toyota Etios que teve 1,4 mil unidades do hatch vendidas e 975 unidades do sedã.















