Férias escolares: quais são os erros ao transportar crianças no carro
Seja cinto ou cadeirinha, trava no botão ou no painel, os pequenos devem estar bem protegidos durante as viagens

Tempo de férias escolares e muitos pais ou responsáveis programam passeios ou viagens, visitas aos museus e parques ou mesmo visitas familiares. No entanto, ao transportar crianças, seja na cidade ou na estrada, alguns cuidados são importantes para evitar multas e acidentes de trânsito.
Hoje o R7-Autos Carros destaca os cuidados que devemos ter ao levar crianças no automóvel e acredite, não estamos falando apenas da cadeirinha.

Levar as crianças no carro é um exercício de planejamento e cuidado. Por um lado, o motorista deve manter os olhos na estrada e por outro deve se certificar de que todos estão viajando com o cuidado necessário.
Travas e cintos de segurança: pode parecer óbvio, mas é importante se certificar de que as travas estão acionadas e os cintos de segurança travados. Todos os carros contam com a “trava de criança” que evita abertura da porta pela parte interna. Basta abrir a porta e localizar a trava abaixo, no contorno da porta.

Travas automáticas e vidros elétricos: muitos carros têm travas automáticas ou mesmo travamento feito pela multimídia, ou por um botão no painel. Certifique-se de que a porta está acionada. Trave também a abertura dos vidros traseiros, pois muita gente esquece desse item e o vidro pode ser aberto acidentalmente.

Cadeirinha é obrigatório: existem dois tipos de cadeirinha, mas segundo a resolução 277 do Contran, os bebês de até um ano devem ser transportados no “bebê conforto” posicionado contra o painel do veículo e devidamente travado com o cinto de segurança. Depois, há dois tipos de cadeirinha, sendo uma para crianças de 1 a 4 anos e outra para crianças maiores de 4 aos 10 anos (assento de elevação). Só a partir dos 10 anos é que a criança deve estar no assento apenas com o cinto de segurança.

Como distrair: é bom pensar em jogos fáceis de manusear, pequenos vídeo games ou mesmo telas atrás das poltronas para entreter as crianças. Mas é preciso maneirar no volume para evitar distrações do motorista. Se levar brinquedos ou jogos, evite itens com peças pequenas que podem ser lançadas pelas crianças contra o motorista. Uma peça solta que caia nos pedais pode causar um acidente.

Estas são dicas para o uso do carro de forma mais segura. Vale lembrar que em caso de viagens mais longas é recomendado fazer uma ou até mais pausas para ir ao banheiro e para evitar que as crianças fiquem estressadas com a viagem, muitas vezes presas à cadeirinha. O equilíbrio e planejamento são importantes para manter uma viagem mais segura com os pequenos.
TERA HIGHLINE ou NIVUS HIGHLINE: preço, detalhes e motor (qual a diferença entre eles?) VEJA O VÍDEO!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














