Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Ford Maverick aposta na versatilidade da caçamba “Flexbed”: veja nosso teste

Testamos a novidade da Ford que tem a maior caçamba da categoria (e o melhor desempenho) diante das concorrentes

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Caçamba da Maverick segue o conceito “Flexbed” com volume disponível de 943 litros
Caçamba da Maverick segue o conceito “Flexbed” com volume disponível de 943 litros Caçamba da Maverick segue o conceito “Flexbed” com volume disponível de 943 litros

Em um processo de renovação completa do portfólio, a Ford lançou no Brasil a pick-up Maverick. Sucesso de vendas nos Estados Unidos e produzida no México, ela é vendida no país na versão Lariat FX4 com motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm.

10 CURIOSIDADES DA FORD MAVERICK e o conceito Flexbed. Veja o vídeo!

O R7-Autos Carros testou a Ford Maverick em sua essência, que é o uso versátil servindo tanto para a família quanto para carga. Derivada do SUV Ford Bronco, a picape tem como virtude o espaço interno e também o externo, oferecido na caçamba.

Além de bicicletas, motocicletas cabem perfeitamente na caçamba Flexbed
Além de bicicletas, motocicletas cabem perfeitamente na caçamba Flexbed Além de bicicletas, motocicletas cabem perfeitamente na caçamba Flexbed

A caçamba da Maverick segue o conceito “Flexbed” com volume disponível de 943 litros, ou seja, mais de 100 litros superior às concorrentes. Além disso, permite organizar os itens de diferentes tamanhos com bastante praticidade devido aos acessórios oferecidos nos concessionários Ford.

Publicidade
Pick-up da Ford tem traços retos, que são semelhantes ao do Bronco
Pick-up da Ford tem traços retos, que são semelhantes ao do Bronco Pick-up da Ford tem traços retos, que são semelhantes ao do Bronco

A capacidade de carga é de 617 kg. Isso é suficiente para levar bagagem de cinco passageiros, ferramentas de trabalho e até bicicletas e motocicletas graças ao extensor de caçamba e os oito pontos de fixação já pré-instalados no compartimento. Há ainda porta-objetos laterais (útil para levar pequenos itens como compressor de ar para emergências, cordas de nylon, ferramentas que não podem ficar soltas na caçamba etc.), tomada 12V e abridor de latas e garrafas embutido na tampa, que é bem leve, de manuseio simples e ainda tem destravamento por telecomando.

Capacidade de carga é de 617 kg
Capacidade de carga é de 617 kg Capacidade de carga é de 617 kg

Para levar tanta bagagem a Maverick é maior que as concorrentes. São 5,11 m de comprimento, 1,84 m de largura e 3,07 m de entre-eixos. Ela tem 21,8 cm de altura livre do solo, ângulo de ataque de 20,6º, ângulo de saída de 21,2º, ângulo de transposição de 18,1º e capacidade de imersão de 45 cm. Na prática tem o tamanho de uma pick-up grande e altura de um carro de passeio com generoso entre-eixos.

Publicidade
Também testamos a Maverick para levar bicicletas em um passeio de final de semana
Também testamos a Maverick para levar bicicletas em um passeio de final de semana Também testamos a Maverick para levar bicicletas em um passeio de final de semana

Depois de acomodar a bagagem e os passageiros, outro ponto a ser destacado é o espaço interno, fruto da plataforma larga e extensa, oferecendo uma sensação de amplitude. Os bancos são em couro e há vários porta-objetos pela cabine. Destaque para o compartimento de 73 litros disponível sob o banco traseiro e o grande porta-copos na porta que permite acomodar até uma garrafa de água de 1,5 litro.

Recentemente a Ford lançou 18 acessórios originais para a Maverick
Recentemente a Ford lançou 18 acessórios originais para a Maverick Recentemente a Ford lançou 18 acessórios originais para a Maverick

Entre os mimos que não são vistos nas concorrentes estão a abertura do vigia por botão elétrico, acionamento do câmbio por botão giratório e até câmera traseira que permite ver o reboque com detalhe, facilitando as manobras no uso de um trailer ou carretinhas.

Publicidade
Conjunto de engate é certificado pelo Inmetro e pode rebocar até 499 kg
Conjunto de engate é certificado pelo Inmetro e pode rebocar até 499 kg Conjunto de engate é certificado pelo Inmetro e pode rebocar até 499 kg

Também testamos a Maverick para levar bicicletas em um passeio de final de semana. Com a devida amarração não é preciso desmontar a roda dianteira. Até motocicletas cabem perfeitamente na caçamba Flexbed com os devidos cuidados e uso do extensor.

Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento
Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento Ford Maverick tem 5,07 metros de comprimento

Para completar a versatilidade do modelo, recentemente a Ford lançou 18 acessórios originais para a Maverick. No modelo avaliado recebemos a pick-up com defletor de ar, estribo e proteção de caçamba. Por dentro, as superfícies emborrachadas do porta-objetos podem ser removidas e lavadas. A multimídia usa sistema SYNC com tela de 8 polegadas, câmera de alta resolução e espelhamento de celular com sistema Android Auto e Apple CarPlay.

Modelo tem painel digital de 6,5 polegadas
Modelo tem painel digital de 6,5 polegadas Modelo tem painel digital de 6,5 polegadas

Ao longo do teste a Maverick provou suas virtudes com a dirigibilidade de um automóvel. Sem solavancos típicos de uma pick-up ela é estável, confortável e também tem desempenho incomparável em relação às competidoras. O motor é o 2.0 EcoBoost turbo com injeção direta a gasolina que rende 253 cv e 38,7 kgfm de torque a 3.000 rpm, acelerando da imobilidade a 100 km/h em 7,2 segundos. O câmbio é automático de 8 marchas e há tração integral permanente (AWD).

Bancos têm duas cores e são confortáveis
Bancos têm duas cores e são confortáveis Bancos têm duas cores e são confortáveis

Para quem acha que faltaria um motor diesel a Maverick surpreende nas acelerações, no controle e no conforto. O consumo também surpreendeu. Para um veículo com 1.744 kg a Maverick cumpriu cerca de 700 km de teste com médias de 8,9 km/l na cidade e 11,5 km/l na estrada. É bem similar a um motor diesel, só que sem vibração, com mais torque e maior desempenho.

Versão Lariat FX4 tem motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm
Versão Lariat FX4 tem motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm Versão Lariat FX4 tem motor 2.0 EcoBoost de 253 cv e 38,7 kgfm

Na prática, a Ford Maverick é feita para quem gosta do visual e da versatilidade de uma pick-up mas não quer um veículo muito alto e por vezes incômodo para o dia a dia. Ela surpreende no desempenho, na versatilidade da caçamba Flexbed que atende o uso profissional e de lazer com folga e ainda tem a dirigibilidade de um carro de passeio.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.