Ford prepara lançamento do Puma Gen-E na Europa
Para sair da crise estratégia passa pelo sucesso deste novo compacta
A Ford assim como a Volkswagen vive uma crise de demanda na Europa graças a um posicionamento com foco em modelos elétricos mais caros tanto para desenvolver quanto para produzir. Agora a marca lançará na Europa o Puma Gen-E, um subcompacto elétrico com preço mais acessível.

O Puma também vai utilizar a estratégia de marketing da Ford que se baseia em aproveitar nomes de modelos bem conhecidos. É o caso do Capri elétrico feito sobre a plataforma Volkswagen que ainda não teve grande aceitação na Europa por ser considerado caro diante de outros concorrentes.

Frequentemente chamado de “irmão mais novo” do Ford Mustang Mach-E, o Puma Gen-E serve como modelo de entrada para a linha de veículos elétricos da montadora americana.
Como tal, manter um preço acessível é crucial, mas isso impacta a autonomia e o desempenho. O Puma Gen-E é um dos EVs mais lentos, levando oito segundos para atingir 100km/h diz a Ford que ainda não deu todos os detalhes da novidade.

Enquanto o Puma Gen-E começa na faixa de preço de US$30.000, cerca de R$ 180 mil em valores convertidos, ele vem com uma bateria de 43 kWh que oferece uma autonomia de 347km no modo WLTP.

Usando o One Pedal é apenas em circuitos urbanos o Puna elétrico pode chegar a 540km. Em termos de recarga, os proprietários podem esperar um recarregamento de 10% a 80% em 23 minutos nos carregadores rápidos.

Como um crossover subcompacto, o Puma concorre com outros modelos do mesmo perfil como Hyundai Kona e o Toyota C-HR.
“A Ford quer trazer paixão e emoção aos veículos elétricos na Europa. Já existem carros e SUVs sem graça o suficiente por aí. O novo veículo representa o caráter único da Ford, que está estampado em cada carro deste fantástico portfólio”, disse Jim Farley, CEO da Ford. “Estamos orgulhosos de lançar este novo carro de passageiros totalmente elétrico, projetado especificamente para as estradas e os clientes da Europa, e, obviamente, capaz de levá-lo a qualquer lugar do mundo.”, completou.