GAC HYPTECH: testamos o carro que tem portas “asa de gaivota”
Flagship da marca parece um Tesla e roda mais de 450km na cidade com uma carga

Nos anos 1950 a Mercedes popularizou no design o SL Gulfwing ou “asas de gaivota” com portas que se abriam para cima. Longe de ser um carro popular, o conceito esteve presente em superesportivos e chegou aos modernos chineses elétricos. A GAC chegou a menos de um ano no Brasil com modelos elétricos e híbridos trazendo estilos diferentes e o Hyptech é o flagship da marca.

O Hyptech chega em duas versões: Elite por R$ 299.990 e segunda “Ultra” que adiciona as portas asa de gaivota ao preço de R$ 349.990.

As linhas externas do carro podem até ser consideradas genéricas, uma inspiração direta no Tesla Model Y (Juniper na China) mas o porte impressiona.

O Hyptech Ultra tem 4,94 metros de comprimento e 1,92 m de largura, 1,70m de altura com 2,94m de entre eixos, 670 litros de capacidade (padrão VDA) e 55 litros no porta malas frontal.

O GAC Hyptech não é um carro de luxo nem aqui nem na China, literalmente, mas impressiona pela escolha do acabamento interno. Tem teto solar panorâmico com isolamento térmico, portas que se abrem com sistema de botões e sensores para evitar colisões, câmera 360, pacote de airbags e ADAS e até som com 22 alto-falantes.

O ADAS conta com controle de cruzeiro adaptativo, alerta e frenagem automáticos, manutenção do carro na faixa e sensor de ponto cego entre outros itens já esperados.

O motor é elétrico com motor elétrico de 245 cv e 31,5 kgfm de torque. Suficiente para andar sem sustos mas com torque que sim impressiona. No nosso teste o 0-100km/h ficou nos 7s e ele mantém os 150km/h de máxima - testamos por apenas dois quilômetros - com bateria de 72kw. No Inmetro é o suficiente para 360km mas no nosso teste urbano (e essa aceleração furtiva) rendeu 450km antes de pedir carga.

A GAC informa que o tempo de recarga de 30 a 80% é de 29 minutos em sistema de 120kwh. Mas nem testamos. Apenas usamos um carregador rápido de 80kw (o carro suporta 150kwh).
GAC HYPTECH
Teste dinâmico
O GAC Hyptech pode ser estranho no primeiro contato com seu porte elevado de BMW X5 e perfil arredondado. Mas basta entrar no veículo para ter ideia do quanto o acabamento é bem pensado e a dirigibilidade agradável.

Ainda que seja um pouco genérico, o carro que tem painel avançado e multimídia de 14,6 polegadas é fácil e maleável. Os 245cv são bem suficientes mas a suspensão que é independente na frente e também na traseira poderia ser um pouco mais firme e os freios mais precisos. É questão de acostumar.

Interessante é que em um dia de sol bem forte, o isolamento térmico do teto panorâmico permite que seja utilizado “aberto” sem aquecer a ampla cabine. No fim de semana, a família elogiou o banco recliná e o amplo espaço interno. Testamos as portas de todo o jeito para ver se o sensores estão bem calibrados. Estavam.
Ao fim e ao cabo, o carro surpreendeu pela autonomia, espaço e conectividade além de ser muito fácil de dirigir apesar do porte grandalhão. O preço fica além da média de mercado mas o Hyptech também oferece muito além do que as marcas que já conhecemos podem trazer pelo mesmo preço.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp


















