Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Gangue da pedrada: como evitar ser roubado no trânsito de São Paulo

Atenção, cuidado e uso de películas antivandalismo podem evitar prejuízos

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Ladrões atuam na oportunidade e querem itens que estão visíveis e possam ser alcançados com os braços
Ladrões atuam na oportunidade e querem itens que estão visíveis e possam ser alcançados com os braços

O número de roubos e furtos na capital paulista vem crescendo na ordem de 30% ao ano desde 2021, mostram dados da secretaria de Segurança Pública de São Paulo. Nos últimos dias, vídeos na internet viralizaram mostrando a ação de bandidos que atiram pedras, quebram vidros e roubam motoristas na região central da capital paulista. Mas como se proteger da ação desses ladrões?

Gangues de adolescentes roubam celulares de carros parados no semáforo. Veja o vídeo!

A primeira dica é, sem dúvida, ocultar os bens visíveis para evitar a ação dos bandidos. Bolsas, mochilas, sacolas e outros itens devem ficar no porta-malas. Os ladrões atuam na oportunidade e querem itens que estão visíveis e possam ser alcançados com os braços a partir da janela do veículo.

A primeira dica é, sem dúvida, ocultar os bens visíveis
A primeira dica é, sem dúvida, ocultar os bens visíveis

O celular não deve ficar em suportes presos às saídas de ar do painel do carro. Ao utilizar o sistema de projeção da tela na multimídia — se houver —, coloque o aparelho fora do alcance dos olhos de um possível ladrão.


Flagra da equipe da Record TV
Flagra da equipe da Record TV

O terceiro cuidado, além de evitar circular pelas ruas onde ocorre esse tipo de roubo, é manter-se atento à circulação de pessoas na via. O ladrão atua na oportunidade e prefere os motoristas distraídos.

Criminosos aproveitam sinal vermelho para assaltar motoristas em São Paulo. Veja o vídeo!


Como os vidros já não são uma barreira física para evitar a ação de ladrões, é recomendável o uso de películas do tipo antivandalismo. Elas são feitas de material sintético e, em caso de quebra do vidro, ficam presas à superfície; isso reduz a facilidade de ação do bandido.

Neto, ex-jogador do Corinthians, foi alvo de gangue da pedrada
Neto, ex-jogador do Corinthians, foi alvo de gangue da pedrada

Essas películas custam até três vezes mais do que uma película comum, conhecida como “controle solar”. Uma vez quebrado, o vidro se mantém agregado em várias partes, o que atrapalha a ação dos bandidos.


Roubos e furtos de carros crescem mais de 20% na Grande SP e alimentam mercado clandestino de peças. Veja também!

Embora seja muito mais caro, um veículo blindado também inibe a ação de ladrões. O vidro desses carros usa reforços internos e retém até mesmo disparos de arma de fogo. Esse tipo de vidro não pode ser quebrado por pedras ou outros objetos perfurantes e cortantes.

Planejar o caminho evitando o centro da cidade, a região da Cracolândia e os viadutos é outro cuidado importante. Analisar o trajeto no GPS ou no aplicativo ajuda a evitar as regiões onde a ação de ladrões é mais comum. Nem sempre o caminho mais curto é o mais seguro.

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.