Resumindo a Notícia
- Compacto obtém três estrelas após passar por teste de colisão.
- Após dois anos, compacto é reavaliado e melhora classificação.
- Embora tenha mais dispositivos de segurança, itens de série como frenagem automática ajudariam mais.
- Veículo tem seis airbags de série.
Hyundai HB20 em teste de colisão lateral do latin NCAP
Latin NCAP DivulgaçãoO Hyundai HB20 fabricado no Brasil e vendido para outros países da América Latin recebeu três estrelas no teste de colisão do Latin NCAP. Equipado com seis airbags, controles de tração e estabilidade, freios ABS e outros dispositivos de segurança, o compacto teve resultado positivo, mas não a nota máxima do órgão independente de segurança.
Proteção lateral foi considerada adequada, mas compacto não obteve nota máxima
Marcos Camargo JrO compacto HB20 obteve 68% de proteção dos passageiros adultos, 75% das crianças e 34% de pedestres. O veículo é fabricado no Brasil e vendido sob as mesmas especificações para todos os países da região. O carro foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral de poste, chicotada cervical (whiplash), proteção de pedestres e ESC/Moose.
Hyundai HB20 em teste de colisão frontal do Latin NCAP
Latin NCAP DivulgaçãoO equipamento de segurança mais básico do modelo foi testado. Outras versões incluem os sistemas opcionais de frenagem autônoma de emergência (AEB), detecção de ponto cego (BSD) e sistemas de assistência de faixa (LSS). No entanto, esses itens estão disponíveis na maioria dos veículos vendidos dentro da gama do HB20.
Impacto frontal feito a cerca de 50km/h
Marcos Camargo jrA versão anterior do Hyundai HB20 com apenas dois airbags de série foi avaliada pelo Latin NCAP em 2020 com uma classificação de zero estrela. O fabricante atualizou o modelo adicionando seis airbags de série e acrescentando tecnologias ADAS, entre outras atualizações, junto com a reestilização promovida no ano passado.
Seis airbags, freios ABS, distribuidor de frenagem e outos itens são de série no HB20, mas não o pacote ADAS
Latin NCAP Divulgação"A montadora, quando fizemos o teste com protocolo anterior, avaliamos com o protocolo atual 2020/2021, e o carro zerou o resultado. Pouco tempo depois, a montadora passou a oferecer airbag lateral como opção e se propôs a melhorar a segurança. No caso do HB20, a Hyundai avisou que teria mais airbags. Falei que a proteção para pedestres é marginal e espero que a montadora se proponha a oferecer esses itens de série de forma massiva nesse veículo", disse Alejandro Furas, secretário do Latin NCAP, ao R7-Autos Carros.
No entanto, no teste de colisão contra pedestres, o HB20 tem proteção baixa para pernas em caso de atropelamento. "Notamos mudanças importantes desde o primeiro teste feito com esse veículo", complementou Furas. O executivo ponderou que é preciso disponibilizar os itens de segurança de forma mais massiva na gama do veículo para que se melhore a proteção passiva, especialmente para os pedestres em caso de acidentes.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.