HB20 2023: como anda o renovado hatch 1.0 turbo
No primeiro contato a bordo da novidade mudanças vieram mesmo para tornar o hatch mais seguro
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
Após a apresentação do novo Hyundai HB20 2023, a Hyundai deixou claro que deseja manter a liderança de mercado obtida em 2021 e no primeiro semestre deste ano além de tornar o seu produto mais vendido uma referência em segurança.
NOVO HYUNDAI HB20 2023: mais bonito? Veja as novidades, motor, versões e preços a partir de 76 mil. Veja o vídeo!
Antes do lançamento oficial, o R7 teve um primeiro contato a bordo do novo HB20 na pista do circuito pan-americano, no interior de São Paulo. Com novo visual, mais conteúdo e poucas mudanças de motor foi possível notar que o HB20 2023 evoluiu de dentro para fora.
Com o mesmo motor 1.0 TGDI usado há alguns anos, houve pouca coisa além de uma recalibração, o uso de novos catalisadores e a adoção de um sistema aprimorado de injeção de combustível. Assim o HB20 manteve os 120cv e 17,5kgfm de torque controlado pelo câmbio automático de seis marchas.
Nosso primeiro contato foi a bordo da versão Platinum Plus, a mais equipada do novo HB20 com preço de 114.000. Indo além do seu design menos arrojado na dianteira e bastante diferente na traseira, vamos falar de como o carro se comportou ao volante.
Na prática, o HB20 manteve o mesmo comportamento com uma sensível melhora dinâmica no ruído e vibração do motor de três cilindros. Vale a observação, numericamente é um dos melhores do segmento além dos mais suave para o uso cotidiano.
Nas curvas abertas do circuito Pan-americano é possível notar que o motor tem bastante vigor para mover o compacto. Apesar do curtíssimo período a bordo da novidade se nota que o HB 20 2023 tem um bom pacote de segurança com itens que seus concorrentes não trazem.
É o caso do controle de cruzeiro com sistema Stop&Go, do alerta de saída quando a outro veículo se aproximando a fim de evitar um atropelamento, alerta de ponto cego e alerta de tráfego cruzado, coisa que só modelos maiores e mais caros oferecem.
Como não houve nenhuma mudança de dimensão, apenas uma alteração no balanço dianteiro e traseiro se nota que o HB20 está um pouco mais confortável para uso no cotidiano já que a sua maior largura se deve apenas ao efeito visual dos novos faróis e lanternas.
A conectividade também melhorou de forma significativa com o espelhamento sem fio da multimídia e o sistema de carregamento de celular sem fio coisa que só era vista em modelos mais caros e que bem recentemente o Chevrolet Onix perdeu como item de série mesmo na versão Premier. No quesito comodidade os novos bancos têm mescla de tecido e couro mas oferece as mesmas dimensões de antes.
Por enquanto o HB20 está preparado para liderar o mercado. É competente, teve mudanças importantes ainda que só disponíveis nesta versão topo de gama avaliada. Entre R$ 76,9 e R$ 114 mil o HB20 2023 tem muito a oferecer sendo que ainda neste ano a renovação do Polo pode preocupar o time da Hyundai. Tudo vai depender do mix de preços e itens de série bem como a calibração do motor TSi que deve mudar. Por enquanto, o HB20 está mesmo apto a oferecer mais por menos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.