ID.3 e ID.4: R7 viu de perto os novos carros elétricos da Volkswagen
Hatch e SUV já estão prontos para estrear no país dando primeiro passo para a eletrificação dos modelos na marca
Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.
A Volkswagen agiu rápido após confirmar a intenção de lançar a família de carros elétricos ID no Brasil. Nesta semana o R7-Autos Carros viu de perto a convite da marca os novos ID.3 e ID.4 que estão em exposição na fábrica da Anchieta em São Bernardo do Campo/SP.
NOVO ID.3 2022 elétrico da Volkswagen em detalhes! É o sucessor do GOLF? Do Fusca? Quanto custa? Veja o vídeo!
Ainda sem definir quais serão as versões e quando serão lançados aqui, a ideia da Volkswagen é justamente introduzir as novidades eletrificadas. E elas vão incomodar os modelos já vendidos aqui como Nissan Leaf, Chevrolet Bolt, que são carros do mesmo porte do ID.3 assim como Renault Zoe, Fiat 500e, JAC E-JS1 e E-JS4 e Peugeot e-208 GT. Mas como são esses dois modelos?
ID.3
Pessoalmente o ID.3 surpreende pelo tamanho. Apresentado em 2019, o ID.3 é o primeiro membro desta nova geração que pretende ser tão inovadora quanto foi o Fusca e o Golf em seus tempos gloriosos do passado. É um carro com visual limpo e futurista com dianteira curta, porte elevado e traseira de corte reto e esportivo.
O ID.3 tem 4,26 m de comprimento, 1,81 m de largura e 1,55 m de altura, com 2,76 m de entre os eixos com porta-malas de 385 litros é rodas aro 20. O porte é bem parecido com o do Golf atual não vendido do Brasil.
Por dentro, um painel limpo concentra o novo volante (que já conhecemos aqui), um painel diminuto de boa definição e o controle do veículo está em um botão que se desloca para frente e para trás (uma vez que nos motores elétricos não há transmissão).
A multimídia é ponto de destaque com 10 polegadas neste modelo usando um novo sistema e interface com comandos de voz, controle de carga e uso de potência, navegação nativa além de som e entretenimento. O aparelho estava funcionando em português (de Portugal) mas ainda será ajustado antes do lançamento.
ID.4
O ID.4 é o Crossover de médio-grande porte da família ID. Apesar de compartilhar a mesma plataforma MEB com o mesmo espaço interno do ID.3 o SUV tem dianteira e traseira ampliada. Lado a lado dá para perceber que a plataforma modular permitirá vários produtos diferentes nesta nova família.
O ID.4 tem 4,58 m de comprimento, 1,85 m de largura e 1,64 m de altura, com 2,76 m de entre os eixos com porta-malas de 543 litros é as rodas são aro 21. O porte é bem parecido com o do Golf atual não vendido do Brasil.
E o motor?
Primeiro vale esclarecer: o ID.3 e o ID.4 tem várias opções de motorização na Europa mas ainda não estão definidas as versões que serão oferecidas aqui no Brasil. Vale lembrar apesar deste lançamento a marca irá investir em modelos híbridos flex para a fase de transição.
ID.4 2022: SUV elétrico da Volkswagen: futuro do Taos, Tiguan e T-Cross - 200cv e 500km de autonomia. Veja o vídeo!
As duas unidades às quais tivemos acesso estão equipadas com o motor traseiro de imãs permanentes na posição transversal de 150kw, equivalente a 204cv e 31kgfm de torque. O ID.3 tem Pack de 58Kw de baterias de íons de lítio o que rende algo como 426km de autonomia (ciclo WLTP) enquanto o ID.4 tem Pack de 77kw e promete até 522km com uma recarga que pode ser feita em um wallbox residencial, eletropostos de carga e também pontos de carregamento de alta voltagem.
Os dois veiculos trazem itens como ar condicionado dual zone, faróis com matriz de LED e ajustes automáticos, suspensão dianteira McPherson e traseira Multilink. O preço? Ainda não está definido. Na Europa o ID.3 parte de € 40 mil, bem mais caro do que quando lançado no início de 2020, o que daria algo como R$ 280 mil em conversão direta. Até o final do ano a Volkswagen irá divulgar mais informações e confirmar os modelos que serão oferecidos no Brasil no próximo ano.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.