Jaguar Land Rover perdeu R$ 13,6 bilhões com ataque hacker, diz entidade
Ataque com sequestro de dados interrompeu produção nas fábricas por quase um mês
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

O ataque hacker que afetou toda a cadeia de suprimentos da Jaguar Land Rover (JLR) em setembro irá resultar em custo de 1,9 bilhão de libras, ou R$ 13,6 bilhões em valores convertidos.
De acordo com o Cyber Monitoring Centre scale (CBM), organização sem fins lucrativos, o ataque do tipo ransonware, quando há um “sequestro” de informações mediante pagamento de um resgate, levou a uma quebra do sistema que faz a gestão dos fornecedores o que interrompeu a produção em diversas fábricas do grupo.
O assunto foi destaque na imprensa europeia, especialmente no Reino Unido, sede da JLR. A BBC disse que o ataque, ainda de origem desconhecida, atingiu 5 mil empresas europeias.
A Bloomberg também destacou que a startup Deep Specter Research vinha alertando diversas companhias sobre tentativas de ataque hacker aos sistemas de gestão.
O ataque conseguiu interromper a produção e a gestão de fornecedores nas unidades de West Midlands onde são produzidas baterias, enquanto Solihull, Castle Bromwich e Halewood no Reino Unido também foram prejudicadas.
Até mesmo a unidade de Nitra, na Eslováquia, foi afetada. A JLR não confirmou se a produção de Itatiaia/RJ foi afetada.
Crise em meio à polêmica
Agora, a JLR informa que a produção de baterias em West Midlands, no Reino Unido, foi retomada. As demais unidades estão retomando gradativamente as atividades desde 08 de outubro.

O ataque ocorre em um momento de reestruturação do grupo JLR. Desde 2023 a nova gestão do grupo enfrenta queda nas vendas, uma polêmica com o rebrand e o protótipo Type 00 que foram suspensas enquanto as vendas caem nos principais mercados como Estados Unidos e China.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp















