Jeep terá quatro carros elétricos até 2025 incluindo "mini SUV"
Avenger usará plataforma CMP e terá motorização elétrica porém Brasil não está nos planos neste primeiro momento
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.
A Jeep divulou hoje os planos de eletrificação global para os próximos anos o que inclui o lançamento do Jeep Avenger, conhecido como "Mini Renegade" que chegará ao mercado europeu no próximo ano também com motorização híbrida. A marca do grupo Stellantis também confirmou a chegada do Jeep Recon e o Jeep Wagoneer S até 2025 na América do Norte.
O Jeep Avenger será revelado por inteiro dia 14 de outubro no Salão de Paris e utiliza a plataforma e-CMP, que permite a eletrificação e que foi desenvolvida inicialmente pelo grupo PSA. Considerando somente os elétricos, a plataforma CMP é a mesma do e-208 GT (vendido aqui no Brasil e que o R7-Autos Carrosjá testou) além do Peugeot e-2008 (que deve chegar aqui em breve), DS e Crossback E-Tense.
A novidade deverá ter motor elétrico de 136cv e bateria de 50Kw com autonomia média de 400km por recarga, algo superior aos modelos hoje oferecidos com essa plataforma. Apesar da modernidade da propulsão elétrica, há chance do Avenger chegar em versões somente a combustão e também híbridas.
Elétricos nos EUA
Na divulgação dos planos de eletrificação, a Jeep confirmou a chegada do Wagoneer com novos motores. “A marca oferecerá um Wagoneer totalmente novo e totalmente elétrico no segmento de SUVs médios premium, enquanto nos segmentos de SUVs grandes os modelos Wagoneer fornecerão powertrains que visam um alcance combinado estimado de 500 milhas (800 km)”, diz o comunicado da marca.
Outra novidade que inclusive deve chegar primeiro é o Recon que será o primeiro Jeep 4X4 com tração 100% elétrica. A marca também pode lançar o Avenger nos Estados Unidos com o nome de Jeepster o que seria a estreia de uma plataforma CMP naquele mercado onde Peugeot e Citroën nunca tiveram um alcance comercial.
No Brasil a estreia do Avenger é cogitada mas os próprios executivos da Stellantis afirmam que "é cedo" falar desse novo produto que será fabricado inicialmente na Polônia. A marca também pode oferecer aqui os modelos elétricos norteamericanos quando efetivamente forem lançados por lá.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.