Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Levamos a Ram 1500 Rebel para uma arrancada de verdade

Pick-up de luxo acelerou fundo e brilhou em evento destinado aos clássicos da antiga linha Chrysler

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

RAM 1500 Rebel surpreendeu os fãs da marca presentes no evento
RAM 1500 Rebel surpreendeu os fãs da marca presentes no evento RAM 1500 Rebel surpreendeu os fãs da marca presentes no evento

Lançada no país há um ano, a Ram 1500 Rebel tem proposta de performance e acabamento premium seja pela proposta do potente V8 de 400cv, seja pelas dimensões avantajadas e o nível de conectividade superior em relação às “concorrentes”. A convite da Stellantis, o R7-Autos Carros levou a utilitária para o evento Mopar na Pista, organizado pelo Mopar Brothers, clube que reúne aficcionados pelos clássicos da linha Dodge sobretudo os fabricados no Brasil entre 1969 e 1981.

LEVEI A RAM 1500 REBEL V8 para uma ARRANCADA e ela ganhou de todo mundo. Veja o vídeo!

E o convite não era apenas para cobrir o evento, como se diz no jargão jornalístico, mas sim participar de fato da arrancada a bordo da Ram 1500. Com seus 400cv e 56,7kgfm de torque controlado pelo câmbio automático de oito marchas, a pick-up poderia surpreender ou decepcionar diante de modelos clássicos e sucessos recentes do grupo Stellantis.

Apesar de chegar a 174 km/h de velocidade máxima, a força do motor impressiona qualquer um a bordo da RAM
Apesar de chegar a 174 km/h de velocidade máxima, a força do motor impressiona qualquer um a bordo da RAM Apesar de chegar a 174 km/h de velocidade máxima, a força do motor impressiona qualquer um a bordo da RAM

A viagem feita de São Paulo a Sorocaba, local do evento, foi cumprida como esperado. Máximo conforto, silêncio e tecnologia a bordo da picapona de 5,97m de comprimento, 2,08 de largura e 2,00m de altura além dos generosos 3,67m de entre eixos. Foi também o momento de testar as atualizações do sistema Uconnect da multimídia vertical combinada com o sistema de som Harman Kardon com de 900 W com 19 alto-falantes. Mas o assunto aqui é outro.

Publicidade
Modelo tem motor de 400 cv e 56,7 kgfm de torque
Modelo tem motor de 400 cv e 56,7 kgfm de torque Modelo tem motor de 400 cv e 56,7 kgfm de torque

O Mopar na Pista foi organizado na Arena Carnelós, com um trecho de apenas 200m de pista reta, bem distante do “quarto de milha” dos eventos internacionais. Em uma pista curta, confiamos na tração da Ram 1500 e testamos acelerações no modo 4x2 ou 4x4 “High” destinado às altas velocidades. E a Ram 1500 surpreendeu.

Na linha atual ela ganhou luzes em LED
Na linha atual ela ganhou luzes em LED Na linha atual ela ganhou luzes em LED

Estreou ao lado de uma Dakota cabine simples V8 Magnum com seus 230cv originais. É certo que a RAM ostenta seus 400cv de fábrica porém em um corpo menos esbelto com cabine dupla, maior altura e um conjunto pesado de 2.610kg. A Ram pulou na frente da Dakota e venceu o primeiro desafio.

Publicidade
Modelo tem câmbio automático de oito marchas
Modelo tem câmbio automático de oito marchas Modelo tem câmbio automático de oito marchas

Mais tarde, foi a vez de acelerar ao lado do belo Dodge Charger R/T, versão topo de linha do esportivo fabricado pela Chrysler no Brasil e que era o carro mais potente da década de 1970 rendendo 215cv (brutos) à época. Mais leve e mais esguio, mesmo assim sucumbiu à tecnologia da RAM que venceu o Charger R/T sem dificuldade.

Modelo tem central multimídia Uconnect com tela vertical de 12”
Modelo tem central multimídia Uconnect com tela vertical de 12” Modelo tem central multimídia Uconnect com tela vertical de 12”

Já diante da Cherokee equipada com motor V8 a Ram não brilhou mas buscou a vitória que foi apertada para o Crossover de sucesso na linha da marca especialmente nos anos 1990. O desafio final foi com uma opulenta Ram 2500 com motor Cummins turbodiesel de 365cv. O motorista chegou a remover o filtro de ar e aquecer os pneus para enfrentar a Ram 1500 a gasolina mas não foi capaz de vencê-la. A Ram pulou na frente e cumpriu os 200m em tempo menor.

Publicidade
Modelo tem 3,67 m de entre eixos
Modelo tem 3,67 m de entre eixos Modelo tem 3,67 m de entre eixos

Indo além

A Ram 1500 Rebel surpreendeu os fãs da marca presentes no evento. O elogio foi para o porte superlativo para a pick-up, superior às Pickups tradicionalmente vendidas por aqui sendo mais longa, mais larga e mais alta. A Ram tem a capacidade de carga 610kg, pouco para os nossos padrões, mesmo sendo uma pick-up full size. Nos Estados Unidos, onde ela é fabricada, é quase sempre usada como carro de passeio. A suspensão também foi projetada para priorizar o conforto de rodagem, além de deixá-la com um melhor comportamento dinâmico. Por conta disso, o modelo não pula tanto quanto as pick-ups médias quando vazias. Além disso, a Ram 1500 tem a capacidade de rebocar até 4.935 kg, algo que o norte-americano preza muito ao usar com trailers, motorhomes e outros implementos que não são tão comuns no Brasil.

Modelo conta com ar-condicionado digital automático de duas zonas
Modelo conta com ar-condicionado digital automático de duas zonas Modelo conta com ar-condicionado digital automático de duas zonas

De fato, com motor potente a gasolina, a Ram 1500 tem em média o dobro da potência de suas concorrentes de menor porte. Apesar de chegar a 174 km/h de velocidade máxima, a força do motor impressiona qualquer um a bordo da Ram. Na linha atual ela ganhou luzes em LED para a caçamba, atualização na multimídia vertical de 12 polegadas e no modelo que ilustra a matéria há estribos laterais Mopar e saída de escapamento que confere um ronco mais encorpado ao envolvente motor V8.

Pick-up tem controle de cruzeiro adaptativo
Pick-up tem controle de cruzeiro adaptativo Pick-up tem controle de cruzeiro adaptativo

São itens de série da Ram 1500 Rebel de R$ 489,9 mil itens como ar-condicionado digital automático de duas zonas, câmera de ré, controle de cruzeiro adaptativo, auxílio de estacionamento, faróis de lanternas full-LED, central multimídia Uconnect com tela vertical de 12”, display digita TFT de 7” no painel entre outros itens.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.