Mercedes-Benz revela novo CLA que será híbrido e elétrico
Sedã terá versões híbridas leve, além da estreia de um novo trem de força elétrico

Depois de ver as vendas de modelos elétricos desabarem em todos os mercados onde atua a Mercedes-Benz passou a investir mais em modelos híbridos e manter alguns modelos a combustão. Parte dessa nova estratégia passa pelo CLA, um sedã de perfil esportivo de sucesso que chega a uma nova geração.
Visual arrojado
No exterior, o novo CLA estreia uma nova barra iluminada que interliga os faróis, além da barra de iluminação traseira que interliga as lanternas. Nelas, o logo da fabricante alemã está presente com um efeito 3D. O visual geral do novo modelo é baseado na família de elétricos EQ, que possuem linhas mais arredondadas. Esse deve ser o tom visual de outros lançamentos da Mercedes-Benz.

Internamente, o habitáculo recebeu diversas mudanças, como novas telas para painel de instrumentos (10,25 polegadas), central multimídia (14 polegadas) e a nova tela opcional para o passageiro (14 polegadas). Além dessas, está disponível o head-up display de 12,2 polegadas, como opcional. O sistema operacional MBUX também recebeu melhorias na nova geração do CLA.

A nova geração não tem uma data precisa para chegar. Mas a Mercedes-Benz irá focar no lançamento do CLA para os Estados Unidos e na Europa, mas em algum momento ele também deve estrear no Brasil.
Novidade com motor elétrico
Além de modelos híbridos o CLA também será oferecido em novas versões elétricas; a 250+ EQ, que possui um motor localizado no eixo traseiro e 268 cv de potência, e a 350 4Matic EQ, que entrega 349 cv e possui tração integral combinando dois motores, instalados um em cada eixo. Ambas terão um novo câmbio de duas velocidades, que melhora o torque na arrancada e a eficiência e desempenho em altas velocidades.

A bateria que alimenta as duas versões elétricas do novo CLA tem capacidade de 85 kWh, que garante um alcance máximo de 792 km na versão 250+ EQ e 771 km na versão 350 4Matic EQ, ambos medidos no ciclo WLTP. A arquitetura de 800 V permite o carrgamento de até 325 kW, recuperando até 325 km de alcance em dez minutos de carga DC.

Modelos híbridos de entrada
As versões de entrada do CLA contam com um motor 1.5 com turbocompressor (M252) que reflete uma nova geração de propulsores a gasolina com tecnologia híbrida leve de 48V. A potência e torque não foram revelados, mas a Mercedes-Benz informou que esse motor estará disponível em duas configurações de desempenho, de acordo com a versão do novo CLA. Segundo a fabricante, o coeficiente de arrasto é de 0,21, essencial para melhorar a eficiência tanto das versões à combustão quanto das elétricas.
