Ninho elétrico: R7 viu de perto onde nasce o e-Delivery
Espaço chamado de e-Shop é o local onde o caminhão eletrificado recebe as baterias
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.

Recentemente, a Volkswagen atualizou a linha de caminhões 2023 para se adequar ao Proconve P8 com a utilização do Euro 6. Contudo, a marca não precisou mexer no e-Delivery, modelo elétrico lançado em setembro do ano passado, uma vez que ele não gera gases nocivos ao meio ambiente. Inclusive, o R7 Autos Carros já andou com o veículo pesado.
VOLKSWAGEN E-DELIVERY É O CAMINHÃO ELÉTRICO COM 408cv e até 250km de autonomia; preço e avaliação. Veja o vídeo!
Por estar na avant première da linha 2023 dos caminhões da Volkswagen, o R7 Autos Carros teve acesso ao ninho do e-Delivery. No espaço chamado de e-Shop, o caminhão eletrificado recebe as baterias. Contudo, a marca não revelou algumas informações, por exemplo, quanto unidades são entregues por dia. Disse apenas que a fábrica de Resende, no Rio de Janeiro, é capaz de produzir 100 mil veículos por ano.

De acordo com a Volkswagen, o e-Delivery é produzido na mesma linha de montagem do modelo a diesel. Depois de montado, o caminhão elétrico é levado para o e-Shop onde recebe o conjunto de baterias. Logo após disso, o veículo é energizado pela primeira vez para ser ligado com segurança, seguindo rígidos protocolos de segurança. Inclusive, no local apenas técnicos podem chegar perto dos modelos.

O espaço ainda conta com carregadores de alta potência, com a capacidade de alimentar os caminhões com 24 a 150 kW de acordo com a configuração do utilitário. Além disso, a produção do e-Delivery também conta com os ganhos da indústria 4.0 em seu processo, uma vez que traz 60% de automação na armação da cabine. Ainda tem tecnologia de reconhecimento automático do veículo, com um chip em cada veículo para a programação dos robôs.

Já as baterias são fornecidas pela CATL e Baterias Moura, que trazem sistemas de íons lítio em seus componentes. Todavia, a Moura e a Volkswagen Caminhões e ônibus trabalham em conjunto na destinação final adequada e na reciclagem das baterias. Conforme as empresas, são utilizadas as melhores práticas de mercado com foco na sustentabilidade ambiental.

Sobre o e-Delivery
O Volkswagen e-Delivery foi lançado em setembro de 2021 no mercado brasileiro. O modelo, que é fruto de um investimento de R$ 150 milhões, tem a capacidade máxima de carga útil de 9.055 kg e está disponível nas versões de 11 e 14 toneladas.

O caminhão elétrico tem autonomia para rodar até 250 quilômetros com uma carga na bateria. Com isso, é um modelo voltado para circulação em áreas urbanas ou pequenas viagens. O Volkswagen e-Delivery vem equipado com motor de 408 cv com torque máximo de 2.150 Nm, fabricado pela empresa WEG, no Brasil. Segundo a marca, o reabastecimento pode ser feito em 3 horas ou 30% da autonomia em 15 minutos no sistema de alta voltagem.

A Volkswagen ainda divulgou que já vendeu mais de 350 unidades do e-Delivery desde o lançamento no ano passado. O caminhão elétrico também passou a ser exportado para para o México, Argentina, Chile, Colômbia, entre outros mercados da América Latina.
*Com a colaboração Felipe Salomão















