Nissan exibe protótipo do novo 400Z, futuro esportivo da marca

Esportivo deve ser confirmado até 2022 e honrar a tradição dos modelos com câmbio manual

Nissan Divulgação

Como parte de uma arrojada estratégia de lançar 12 novos veículos até 2023 a Nissan revelou nesta noite o "Z Proto", considerado sucessor da linhagem esportiva que começou com o Fairlady Z em 1969. Seu nome definitivo deverá ser 400Z mas a data de estreia não foi confirmada.

nissan reprodução

Em uma coletiva de imprensa transmitida via internet direto de Yokohama, Japão, a Nissan revelou o carro que já havia sido anunciado em maio deste ano. "O mais importante é que o Z será acessível e nós estamos elevando esse produto a um próximo nível", disse Makoto Ushida, CEO da Nissan na apresentação do carro. Apesar do nome, Ushida garantiu que não se trata de um protótipo mas da versão final do lendário esportivo japonês.

Nissan Divulgação

Mantendo a linha básica de um esportivo compacto ele tem dianteira mais longa e traseira curta com alguns elementos de inspiração vintage como a grade que segue o estilo dos primeiros modelos e a lanterna traz dois losangos iluminados por LEDs.

Nissan Divulgação

Internamente, destaque para o cluster digital com conta-giros em destaque  no centro do painel, a seção central parece voltada para o motorista assim como a multimídia e os manômetros no topo. A marca ainda aposta no câmbio manual, algo incomum mesmo nos esportivos e fez questão de exaltar essa característica no Nissan Z.

Nissan Divulgação

O motor deverá mesmo ser o V6 biturbo com cerca de 400cv de potência com tração traseira em um carro esportivo compacto e baixo. Por enquanto a Nissan apenas destacou a tradição do carro que mesmo não sendo um legítimo ianque tem uma legião de fãs nos Estados Unidos. Mais detalhes técnicos do Z Proto serão conhecidos em breve.

Nissan Divulgação

De qualquer forma o 400Z está distante do mercado brasileiro. Por aqui a marca tem outras prioridades. Na ordem: a estreia do novo Versa previsto para abril e que deve acontecer no último trimestre do ano, o novo Kicks que terá mudanças estéticas enquanto a versão híbrida ficará para um segundo momento, o novo Sentra também em 2021 assim como o Magnite, que usará a plataforma do Renault Kwid mas que será o último a estrear por aqui.