Autos Carros Nova Fiat Strada tem 17 mil pedidos em primeiro mês cheio de vendas

Nova Fiat Strada tem 17 mil pedidos em primeiro mês cheio de vendas

Utiliária surpreende FCA que acelera produção e versão automática deve vir ainda este ano

  • Autos Carros | Marcos Camargo Jr

Marcos Camargo Jr

A nova Strada lançada dia 26 de junho teve no primeiro mês cheio de vendas 17 mil pedidos segundo a FCA. Para atender a grande demanda a unidade de Betim/MG está sendo preparada para elevar a capacidade de produção da novidade. Em uma entrevista virtual a um pequeno grupo de jornalistas onde o R7-Autos Carros esteve presente, Herlander Zola, diretor Comercial da Fiat, afirmou que "será preciso multiplicar por quase três vezes e meia a capacidade de produção da Strada o que é algo positivo e surpreendente".

Strada Endurance Cabine Plus, modelo de entrada com motor 1.4 Fire EVO de 88cv

Strada Endurance Cabine Plus, modelo de entrada com motor 1.4 Fire EVO de 88cv

Fiat Divulgação

A Fiat que estava acostumada a uma demanda pré-pandemia para produzir 250 unidades da pickup compacta por dia agora precisa se preparar para um volume muito mais alto. "Nossa estimativa inicial era que a nova geração da Strada pudesse elevar em 25% a 30% a demanda mas estamos observando um crescimento muito maior", avalia.

Nova Strada teve capacidade ampliada da caçamba e continua como a maior da categoria

Nova Strada teve capacidade ampliada da caçamba e continua como a maior da categoria

Fiat Divulgação

O otimisto é tão grande que se a FCA tivesse capacidade de produção para atender os pedidos a Nova Strada teria fechado o mês de julho à frente do T-Cross, veículo líder de vendas com 10.211 unidades comercializadas segundo o ranking da Fenabrave. "Não foi possível no primeiro mês mas é uma expectativa que nós geramos e esperamos que nos próximos meses a Strada tenha potencial para ser o carro mais vendido do país", disse Zola.

Versões mais equipadas se destacam

Marcos Camargo Jr

Embora a maior parte das vendas da nova Strada tenham sido destinadas a clientes com CNPJ, modalidade conhecida como "venda direta" a Fiat afirma que 40% dos clientes são pessoa física, o que é um índice alto para um veículo comercial.

Das mais de 5.000 unidades já entregues da nova Strada as versões com cabine simples (chamada pela marca de Cabine Plus) representam 40% do volume total, a versão intermediária Freedom representa 25% do mix e 25% são da versão Volcano, a mais cara, com cabine dupla e o maior nível de equipamentos (confira a avaliação do R7 aqui). A versão antiga, que segue em linha, representa 6% das vendas segundo a montadora.

Fiat Divulgação

As vendas da pickup já elevaram, inclusive, a participação de mercado da Fiat de 13,6% em junho para 15,2% em julho.

Questionado pelo R7 a respeito da capacidade de produção da Strada, Zola respondeu que "em julho tivemos um produção próxima de 6 mil carros, em agosto agora devem chegar a 9.000 unidades e em setembro poderemos aumentar ainda mais só dependendo de informações vindas dos nossos fornecedores", avalia Herlander Zola.

Novas versões a caminho

Marcos Camargo Jr

"A Toro é a inspiração para a Strada, então não podemos descartar novidades inspiradas na pickup maior", disse o executivo quando questionado sobre novas versões para a Strada como uma nova topo de linha que poderia ter itens como tampa de caçamba rígida e câmbio automático.

Interior usa elementos de outros carros da linha e câmbio, por hora, é somente manual

Interior usa elementos de outros carros da linha e câmbio, por hora, é somente manual

Marcos Camargo Jr

O staff da FCA não descarta que a nova Strada pode ter o câmbio automático disponível ainda este ano e que em pesquisa com potenciais consumidores este é um dos itens mais esperados. Esta solução pode vir em um câmbio do tipo CVT associado ao motor 1.3 Firefly de 109cv. A FCA admite que só não lançou esta versão agora porque o ajuste não ficou pronto. Também não será a vez da estreia dos novos motores turbo cuja produção começa em outubro mas será focada nos SUVs como Compass, a própria Toro e depois o crossover compacto baseado no Argo para só então chegar à Strada e também aos compactos Argo e Cronos.

Fiat Divulgação

O volume de produção também precisa crescer para atender o mercado de exportação. A Fiat comercializa a Strada sob a bandeira da marca RAM em alguns países como o México e estima lançar a novidade entre setembro e outubro.

Últimas