Logo R7.com
RecordPlus
Autos Carros

Nova gasolina já está valendo: veja os cuidados ao abastecer o carro

Gasolina E30 já está nos postos de todo o país, mas em alguns casos é preciso ter cuidado ao abastecer

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

  • Google News

RESUMO DA NOTÍCIA

  • A nova gasolina E30, com 30% de etanol, já está disponível nos postos.
  • Carros flex não precisam de adaptações, mas modelos importados e antigos devem ter cuidados especiais.
  • A inclusão do etanol pode aumentar o consumo de combustível em alguns veículos.
  • Veículos antigos e carburados podem apresentar problemas com a nova mistura; é recomendado o uso de gasolina premium.

Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

São Paulo, SP - 20.04.2022 - Posto de Combustível - Motorista abastecem seus veículos em posto de gasolina na Av. Sumaré, zona oeste da cidade.  Foto Edu Garcia/R7
Mudança foi uma decisão do governo federal para reduzir emissões e a dependência do combustível fóssil Edu Garcia/R7 - 20.04.2022

Está valendo a partir desta semana a nova formulação da gasolina chamada E30. Antes com 27%, agora a gasolina comum é aditivada tem 30% do combustível vegetal. A mudança foi uma decisão do governo federal para reduzir emissões, a dependência do combustível fóssil que em parte é importado e também um aumento sensível na octanagem. Mas por que o alerta?

Embora a gasolina comum receba a partir de agora 3% a mais de etanol, muitos veículos são sensíveis à alta quantidade do combustível, especialmente modelos importados, modelos de alto desempenho como esportivos e também modelos antigos.


O que mudou na gasolina E30?

A gasolina tinha 27% de etanol anidro (sem adição de água) e agora passa a ter 30%. Essa proporção é válida para gasolina do tipo comum ou aditivada. Nesses casos a octanagem (resistência à detonação) que era de 93 passa a 94RON.


Quais os cuidados?

Os carros flex não precisam de nenhuma adaptação. Os motoristas mais atentos podem perceber sensível aumento no consumo de combustível por conta da maior proporção de etanol, que rende em média 30% menos que a gasolina.


A gasolina E30 foi testada?

Sim, a nova fórmula da gasolina foi testada pelo Instituto Mauá, incluindo veículos antigos fabricados entre 1994 e 2024. Porém, quase todos os testes foram feitos com veículos com injeção eletrônica e cujo desenvolvimento na época já previa o uso de uma pequena porção de etanol (até 20% nos anos 1980 e 1990, depois foi subindo). Um veículo equipado com carburador foi testado, mas os modelos não foram divulgados.


Mas não estamos falando de qualquer motor! A Audi possui tradição
no que tange aos cinco cilindros, pois durante a década de 80, eles equiparam
os carros da marca que lideraram ralis, campeonatos de turismo e modelos de
série. O primeiro modelo RS, de 1994, também contava com este motor
Audi RS, modelo esportivo, feito para andar só com gasolina Audi Divulgação

Os donos de carros importados que previam uso de gasolina pura e foram só ajustados para uso com o nosso combustível devem ficar atentos. Estes veículos não foram desenvolvidos para rodar com muito etanol no tanque. O ideal é evitar deixar que combustível fique muito tempo parado - o que aumenta a chance de corrosão e desgaste no motor - ou optar pela gasolina premium que é cerca de 20% mais cara e mantém entre 22 e 25% de etanol adicionado.

Os carros antigos tendem a ser mais problemáticos. Modelos fabricados antes do começo dos anos 1980, quando a gasolina ainda era pura tendem a sofrer problemas nos injetores, no carburador e na admissão por conta da nova mistura. Também é recomendado o uso de gasolina premium ou gasolina apenas na quantidade adequada para o uso instantâneo, evitando deixar o carro parado com combustível no tanque.

✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp

Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.