Exclusivo: testamos o SUV de luxo que a Mercedes lançará no Brasil
Crossover de luxo de 360cv tem autonomia superior a 450km; preço ainda não foi divulgado
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.

Um dos modelos de luxo mais tecnológicos da Mercedes Benz no segmento dos elétricos é a linha EQS. Ele representa uma evolução rápida e intensa na linha de veículos 100% elétricos da marca. Em menos de quatro anos a Mercedes trouxe novos modelos eletrificados e com a plataforma MB EVA2, dedicada exclusivamente aos elétricos, o SUV EQS traz todas as tecnologias disponíveis para virar o novo flagship da Mercedes Benz.

O EQS é um crossover de grande porte com 7 lugares e a nova identidade visual da Mercedes Benz com grade fechada e cravejada de pequenas estrelas com o símbolo central grande onde estão os radares do carro. Como modelo de maior porte, tem 5,12m de comprimento, 2,15m de largura com retrovisores, 1,71m de altura e 2.810kg e entre eixos de 3,21.

No Brasil a Mercedes confirma a vinda do EQS 450+, que terá esse medo visual e os mesmos itens de série com pequenas diferenças. O motor é traseiro e desenvolve 360cv com 411km de autonomia no modo elétrico.

O pacote de baterias de íons de lítio somam 108kwh e pode ser carregado em sistema de 11kW, 22kw e 200kw, o que permite uma recarga completa em menos de 1h. Os 12 módulos terão 10 anos de garantia total além dos 3 anos de garantia do carro com 2 anos de manutenções inclusas no preço final que ainda será definido.

Por dentro, o futurismo segue com o sistema hyperscreen 3 telas que somam 53 polegadas. Há sistema MBUX evoluído com comandos de voz, controle de Cruzeiro adaptativo de nível 3, programação do carro segundo o destino e consumo de energia estimados. Também inclui o sistema Air Balance energizing mantém luzes em pulso e movimento conforme a música tocada no sistema de som premium 3D Burmeister.

Na versão nacional haverá pacote visual AMG Line e os conhecidos itens como bancos com climatização e massagem programada, sem falar no teto panorâmico e outros comandos de comodidade e conectividade.
A bordo do luxuoso SUV

Testamos a versão mais potente que é a EQS 480, disponível no evento montado pela Mercedes Benz no México. Fica mais clara a evolução dos novos modelos elétricos da marca em modelos como o EQS e EQE que serão lançados aqui no final de setembro.

O EQS é dócil e forte ao volante graças ao torque imediato. Porém só testamos a versão EQS 580 com motor de 536cv que não estará disponível no Brasil. Mas a suspensão e o comportamento dinâmico do EQS será similar com o tradicional molejo ajustado para o conforto e o som interno emulado a cada aceleração do motor.

Com o espaço de 7 assentos com direito a reclinação por botões,no EQS promete tratar bem motorista mas também os passageiros incluindo os do banco traseiro. Há um generoso porta malas com 645kg com última fileira rebatida ou 2100 litros com os dois bancos abaixados.
A Mercedes não divulgou o preço do EQS 450+ até a publicação desta matéria. O lançamento efetivo do EQS com a especificação dedicada para o Brasil será lançado, a princípio, no final deste mês ou princípio de outubro.