Novo sedã elétrico da Volvo terá 700 km de autonomia
Com sistema de 800V, recuperação de até 300 km de alcance pode ser feita em 10 minutos

Mesmo que veja algumas de suas metas de eletrificação perderem o ritmo acelerado, a Volvo revelou mais detalhes do novo ES90, seu novo sedan elétrico. Enquanto desenvolve novidades para os modelos híbridos, é certo que os elétricos seguirão tendo importância dentro do portfólio da marca.
A Volvo deu informações sobre o sistema elétrico do modelo, que utilizará tecnologia de 800V, o que permitirá que ele rode até 700 km, de acordo com o ciclo de testes WLTP. Ele também possui carregamento rápido que regenera 300 km de autonomia em cerca de 10 minutos usando um carregador de 350 kW.

De acordo com a Volvo, alguns componentes, como células de bateria, motores elétricos, inversor, sistema de carregamento e o conjunto de resfriamento foram atualizados para utilizar o novo sistema de 800V, padrão em carros de luxo elétrico.

Usando a mesma corrente elétrica do sistema atual de 400V da marca, o novo sistema gera muito menos calor, possibilitando a carga rápida com 350 kW sem sobreaquecer o conjunto, que carrega de 10 a 80% em vinte minutos. Além disso, peças mais leves aumentam a autonomia e eficiência geral.
O novo modelo será revelado dia 5 de março em Estocolmo, na Suécia. Ainda não há previsão de comercialização do modelo no mercado brasileiro.