Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Óleo do motor: veja como fazer a troca no tempo certo

Lubrificante é essencial para o bom funcionamento do motor e a troca deve ser feita no prazo

Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.

Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km
Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km

Trocar o óleo do motor parece ser complicado, mas não é. Basta ficar atento, no nível, viscosidade e olhar sempre o manual do veículo para saber o tempo ideal de fazer a troca do lubrificante. E caso você não saiba e pegou um carro usado o melhor é trocar agora mesmo especialmente se o óleo estiver com aspecto escuro. Portanto, para te ajudar o R7 Autos carros traz quatro dicas sobre essa fundamental para o bom funcionamento do veículo.

Os novos CLÁSSICOS DA GARAGEM VW (fase II) EM DETALHES - carros guardados desde ZERO KM. Veja o vídeo!

Tempo certo

Cada veículo tem um tempo certo para fazer a troca do óleo e caso você não saiba é bom levar agora mesmo para a troca de óleo e filtro para contar o prazo de forma correta.

Publicidade
Carro pode usar óleo mineral, semissintético ou sintético
Carro pode usar óleo mineral, semissintético ou sintético Carro pode usar óleo mineral, semissintético ou sintético

Por isso, leia sempre o manual do carro para saber o momento ideal para substituir o lubrificante. Geralmente, é recomendável que troque o óleo a cada seis meses ou 5.000 quilômetros ou 12 meses e 10.000 km. Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo.

Coloque sempre a quantidade indicada no manual do veículo
Coloque sempre a quantidade indicada no manual do veículo Coloque sempre a quantidade indicada no manual do veículo

Qual escolher?

Publicidade

O manual do veículo mostrará o lubrificante correto para o motor, que pode ser óleo mineral, semissintético ou sintético. Caso não tenha o manual, veja no site do fabricante do carro qual é o produto indicado. Jamais coloque qualquer lubrificante no motor sem saber a especificação correta.

Cada veículo tem um tempo certo para fazer a troca do óleo
Cada veículo tem um tempo certo para fazer a troca do óleo Cada veículo tem um tempo certo para fazer a troca do óleo

Portanto, utilize exatamente o que o manual recomendar. Nunca faça uma mistura de lubrificantes, ou seja, não coloque um litro de óleo mineral e outro de sintético, uma vez que essa mistura pode causar problemas com o conjunto mecânico do carro e, também, no bolso. Ao parar no posto jamais complete com óleo que o frentista indicar. Leve a uma oficina, autocenter ou postos de troca de óleo e faça a substituição correta.

Publicidade
Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo
Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo Também é necessário substituir o filtro de óleo, uma vez que ele acumula sujeira que pode contaminar o novo óleo

Nível do óleo no motor

Depois de verificar o lubrificante correto e o tempo correto para fazer a troca, é preciso checar o nível do óleo do motor. Para isso, basta procurar uma vareta que está indicada por um gancho ou uma peça colorida plástica e puxá-la. Essa verificação deve ser feita com o motor frio e jamais quente. Por isso parar no posto e deixar o frentista verificar o óleo não é correto.

Sempre utilize um pano limpo para limpar a vareta do óleo
Sempre utilize um pano limpo para limpar a vareta do óleo Sempre utilize um pano limpo para limpar a vareta do óleo

Com ajuda de um papel limpo, limpe a vareta e coloque novamente no motor. Depois puxe novamente e veja o nível correto do óleo. Faça isso sempre quando a temperatura do conjunto mecânico estiver fria, pois se estiver quente o óleo estará em circulação. Desta forma, não será possível aferir se o nível está baixo. Portanto, faça isso sempre pela manhã antes de ligar o veículo.

Cheque o nível de óleo sempre pela manhã com o motor frio
Cheque o nível de óleo sempre pela manhã com o motor frio Cheque o nível de óleo sempre pela manhã com o motor frio

Quanto de óleo eu coloco?

Agora, é preciso saber o quanto de óleo colocar no motor. Sempre coloque o indicado pelo manual do veículo. Portanto, nunca exceda o nível máximo ou coloque menos do que o mínimo. A falta de óleo pode prejudicar o funcionamento do motor e causar danos, que custarão caro no futuro. Já se colocar uma quantidade além do previsto, esse lubrificante pode parar na câmara de combustão e prejudicar velas e, também, catalisador.

Geralmente, a vareta do nível do óleo tem a cor amarela
Geralmente, a vareta do nível do óleo tem a cor amarela Geralmente, a vareta do nível do óleo tem a cor amarela

O óleo é essencial. Lubrificante vencido, escuro ou insuficiente pode estragar o motor o que renderá um custo bem elevado. Faça a troca no prazo e prolongue a vida do carro com a troca de óleo correta.

*Com a colaboração Felipe Salomão

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.