Onix 1.2 de 150cv é divertido na pista de Interlagos mas não deve se tornar um “RS”
Compacto gira alto na pista e ganha desempenho com mais potência
Durante o evento de encerramento do centenário da General Motors do Brasil, a Chevrolet organizou um Track Day, exposição e passeio de carros antigos e diversas iniciativas no autódromo de Interlagos. Mas sem dúvida o personagem principal da festa foi o Onix Track Day, uma versão customizada e preparada com motor 1.2 turbo e câmbio manual. Esse conjunto mecânico só está disponível na picape Montana e o motor 1.2 em geral é oferecido no Tracker porém sempre automático.
O Chevrolet Onix Track Day é um carro-show conceito com motor 1.2 turbo mas com algumas adaptações que fazem o hatch chegar aos 150 cv. E o R7-Autos Carros dirigiu o veículo em um trecho do autódromo de Interlagos para poder concluir que a solucao poderia sim equipar uma versáo verdadeiramente esportiva do Onix, no caso a RS.
Um Onix com 34cv a mais faz a diferença
A Chevrolet fez modificações no motor 1.2 turbo com transmissão manual de seis marchas, que recebeu calibração específica para track day com suspensão mais baixa, alívio de peso para melhorar o desempenho e claro, a transmissão que fez toda a diferença. Na prática o Onix Track Day é cerca de 10% mais leve no peso total, o que ajuda a melhorar ainda mais o motor 1.2.
Além disso o Onix traz sistema de escape e admissão modificados, sem catalisador e abafadores. Já a suspensão foi rebaixada em 100 mm, além da adoção de rodas exclusivas de 16 polegadas e ampliação das bitolas, com a medida de 195/55.
No interior, o modelo recebeu bancos tipo concha com cintos de cinco pontos e teve itens de acabamento removidos, o que resultou em redução aproximada de 150 kg no peso total do veículo.
Originalmente o Tracker e a Montana entregam até 133 cv, com torque de 21,4 kgfm. A GM não informou o torque do Onix Track Day. O suficiente para acelerar o carro de 0 a 100 em apenas 8s e podemos deduzir que o novo conjunto deve elevar o torque para no mínimo 25kgfm.
Com a suspensão rebaixada, o Onix se mostrou mais acertado nas curvas, sem perder força nas retomadas, sendo, de fato, uma versão esportiva. Por ser mais baixo mergulha menos nas freadas mais bruscas mas notamos que a frenagem permanece com a mesma relação e não foi retrabalhada contando com o mesmo sistema ABS da versão de produção. Ao fim, o Onix Track Day poderia no mínimo inspirar a GM a fazer uma versão mais potente como são os Volkswagen Polo GTS e também o Peugeot 208 GT que sem ser esportivo rende 130cv.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp














