Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Passo a passo para comprar o primeiro carro (e cuidar dele)

Cuidados estão na hora de definir orçamento e estar atento ao dia a dia com cuidados essenciais

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

Comprar o primeiro automóvel envolve uma série de variáveis. Ao contrário do que possa parecer é preciso, na maioria dos casos, usar menos emoção e muita razão. Pesquisar muito e usar da racionalidade para poder chegar ao melhor veículo são fundamentais. Depois disso, alguns cuidados também são necessários para proteger esse investimento hoje tão caro mesmo quando olhamos o universo dos veículos usados.

Como comprar o primeiro carro?

O primeiro passo é definir um orçamento. Antes de sair pesquisando em lojas, feiras de veículos e concessionárias saiba que haverá muito apelo comercial para a compra de um carro. Porém a ausência de um orçamento ou a compra de um veículo fora da realidade financeira pode se transformar em um grande transtorno.

Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

O que é preciso saber na hora de comprar um veículo é que o preço não é tudo quando se fala no gasto que se terá com o automóvel. Ter vaga de garagem, reservar uma parte do orçamento para o combustível, impostos (IPVA e seguro obrigatório além do licenciamento), seguro e manutenção são importantes mesmo que o veículo seja novo.

Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

Outra questão é o pagamento do carro. O melhor é adquirir um carro à vista mas se não for possível saiba que os juros são altos para um financiamento. E quanto maior o prazo ou mais velho é o carro mais altos serão os juros e por isso pesquisar e negociar será importante. Quem não tem conta no banco que financia o veículo nem histórico de crédito também tende a pagar mais juros. Nesse ponto é preciso pesquisar não quanto o orçamento comporta mensalmente mas sim o custo total das parcelas para se descobrir quanto vão custar os juros.


Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

Outro ponto muito importante é a respeito da manutenção. Carros mais novos tendem a não dar gastos altos de manutenção mas providências simples como troca de óleo semestral, uma revisão geral por ano, alinhamento e balanceamento de tempos em tempos, são providências necessárias de quem tem um automóvel e isso também custa dinheiro.

Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

Vale sempre a pena pesquisar na internet se aquele veículo que se pretende comprar tem a manutenção muito cara. Em geral, para um primeiro automóvel, recomenda-se um modelo compacto de marca conhecida e com motor 1.0 que são mais econômicos e com manutenção mais barata.


E para manter o carro adquirido?

Além destas providências simples como trocar óleo, fazer uma revisão anual e ficar atento ao acendimento de luzes, barulhos e alterações no veículo, é preciso cuidar dele.

Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

A lavagem da carroceria ao menos a cada 15 dias, a aplicação de uma cera para proteger a pintura (sobretudo os carros que não ficam em garagem coberta), verificação dos itens de segurança e calibragem dos pneus são cuidados importantes. Mesmo se o leitor não tem qualquer conhecimento mecânico precisa aprender a ver o nível de óleo, calibrar os pneus e ficar atento aos sinais do painel em caso de acendimento de uma luz de defeito.


Freepik/Reprodução
Freepik/Reprodução

Com estes cuidados, a compra do carro não será uma dor de cabeça para o bolso nem para a rotina e pequenos cuidados habituais ajudam a prevenir problemas que podem surgir. Mesmo os carros novos podem apresentar alguma falha, afinal são máquinas. Assim, com uma dose de bom senso e cuidado o veículo estará em bom estado no futuro quando chegar a hora de trocar por um carro mais novo.

10 dicas para comprar um CARRO USADO e EVITAR PREJUÍZO. VEJA O VÍDEO!


Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.