Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

Pick-up Jeep Gladiator chega ao país com motor de 285cv e tração 4x4

Pouco tempo depois de estrear nos EUA, utilitária chega ao país com proposta premium e boa capacidade off-road

Autos Carros|Marcos Camargo Jr. e Marcos Camargo Jr.

Gladiator chega ao país apenas na versão Rubicon com uma boa lista de equipamentos e design já conhecido
Gladiator chega ao país apenas na versão Rubicon com uma boa lista de equipamentos e design já conhecido Gladiator chega ao país apenas na versão Rubicon com uma boa lista de equipamentos e design já conhecido

Com histórico de sucesso ao lado do Jeep Wrangler nos Estados Unidos, a marca do grupo Stellantis passa a oferecer no país a pick-up Gladiator. Com proposta premium e dimensões avantajadas ela irá explorar um novo segmento de compradores do jipão que também é importado de Ohio mas que apreciam a versatilidade de uma pick-up.

Pick-up carrega 1.000 litros na caçamba
Pick-up carrega 1.000 litros na caçamba Pick-up carrega 1.000 litros na caçamba

A Gladiator chega ao país apenas na versão Rubicon com uma boa lista de equipamentos e design já conhecido. Adota a dianteira do Wrangler com as sete barras, faróis redondos, linhas quadradas bem definidas e traseira sóbria com lanterna destacada da caçamba. Medindo 5.59m de comprimento, 1.89m de largura e 1.90m altura com generosos 3.48m de entre-eixos ela concorre com a Chevrolet Colorado, Ford Ranger e Toyota Tacoma, modelos “compactos” nos Estados Unidos é aqui irá se posicionar entre os modelos de luxo para quem não quer uma RAM e gosta do visual parrudo derivado do Wrangler.

Modelo tem 3.183kg de capacidade para reboque
Modelo tem 3.183kg de capacidade para reboque Modelo tem 3.183kg de capacidade para reboque

Seu conjunto mecânico é distante das soluções da linha RAM e as ampliadas capacidades para o fora de estrada mostram a Gladiator bem equipada para seu propósito. Para isso testamos a novidade dias antes do lançamento na região de Cabaceiras/PB, já no sertão do Cariri, próximo à Campina Grande.

Pick-up tem painel instrumentos digital de 7” e som com assinatura Alpine com 9 alto falantes
Pick-up tem painel instrumentos digital de 7” e som com assinatura Alpine com 9 alto falantes Pick-up tem painel instrumentos digital de 7” e som com assinatura Alpine com 9 alto falantes

A fórmula mecânica do Gladiator mostra diferenciais de aptidão para andar na terra. Ela usa o motor 3.6 litros Pentastar de 284cv com 36,4kgfm de torque combinado com câmbio automático de oito velocidades. Ela carrega 1.000 litros na caçamba e 3.183kg de capacidade para reboque além de atualizações recentes no modelo 2022 dos Estados Unidos.

Publicidade
Modelo conta com teto solar
Modelo conta com teto solar Modelo conta com teto solar

Por isso ela tem o sistema 4x4 de tração com Tru-Lok, um bloqueio eletrônico dos diferenciais traseiro e traseiro mais dianteiro com sistema de eixos Dana 44, barra estabilizadora dianteira, novo Sistema Off-road+ e uma câmera chamada TrailCam posicionada à frente além da câmera de ré, Frontal Crawl Ratio de 77:1. Também são pontos de destaque os ângulos de entrada (43°) e saída (26°) da pick-up e 27cm de altura do solo.

Modelo tem generosos 3.48m de entre-eixos, o que confere um bom espaço interno
Modelo tem generosos 3.48m de entre-eixos, o que confere um bom espaço interno Modelo tem generosos 3.48m de entre-eixos, o que confere um bom espaço interno

Depois de andar um pouco pela estrada pavimentada testamos a novidade em um lajedo na cidade de Cabaceiras mas não foi preciso acionar o sistema 4x4, que ficará para uma próxima oportunidade. Ainda assim, itens como controle de descida, modos de condução que permitem subir e descer terrenos de baixa aderência além do controle de diferencial foram testados.

Publicidade
Modelo tem 5.59m de comprimento, 1.89m de largura e 1.90m altura
Modelo tem 5.59m de comprimento, 1.89m de largura e 1.90m altura Modelo tem 5.59m de comprimento, 1.89m de largura e 1.90m altura

Uma pena que o teste tenha sido tão curto. Com boa capacidade de elevação a Gladiator tem eixo sólido “heady duty” Dana 44 de 3a geração de 210mm com diferencial eletrônico e usa molas tanto a frente quanto na traseira aumentando a capacidade off road.

Testamos a novidade dias antes do lançamento na região de Cabaceiras/PB
Testamos a novidade dias antes do lançamento na região de Cabaceiras/PB Testamos a novidade dias antes do lançamento na região de Cabaceiras/PB

Por dentro o visual do Wrangler bem como comandos do volante, console e outros itens já conhecidos. A multimídia usa tela de 8.4” com Apple CarPlay & Android Auto com fio que perdeu a conexão em alguns momentos e se faz útil o GPS integrado. O Quadro de instrumentos digital de 7” traz comandos bem completos e o som tem assinatura Alpine com 9 alto falantes e uma prática solução que é a caixa de som removível com Bluetooth.

Modelo tem sistema 4x4 de tração com Tru-Lok
Modelo tem sistema 4x4 de tração com Tru-Lok Modelo tem sistema 4x4 de tração com Tru-Lok

Além de itens esperados como câmera de ré, a Gladiator tem pacote completo de assistência ADAS que inclui Piloto Automático Adaptativo, Monitoramento de pontos cegos e Aviso de colisão frontal com frenagem de emergência. A caçamba tem posições diferentes de abertura e a versatilidade é garantida com a remoção do teto e até das portas e mais de 70 acessórios Mopar estão disponíveis. A Gladiator chega unicamente na versão Rubicon por R$ 499.990.

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.