Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Autos Carros

Porsche registra patente de motor que pode ser alternativa a elétricos

Motor de seis tempos seria um avanço para melhorar a eficiência energética dos motores que conhecemos

Autos Carros|Marcos Camargo JrOpens in new window

Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação Porsche/Divulgação

Depois de divulgar a ideia e patentear muitos projetos relativos ao combustível do tipo sintético, a Porsche apresentou uma novidade ao mercado. Trata-se do motor de “seis tempos”, onde se adiciona um ciclo extra de trabalho do motor melhorando a sua eficiência. A ideia já foi registrada e pode até significar uma sobrevida para os motores de alto desempenho que precisam de gasolina para funcionar.

Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação Porsche/Divulgação

Para facilitar a explicação, os motores comuns do nosso carro de garagem são do tipo “quatro tempos”: admissão, compressão, combustão e exaustão dos gases resultantes da queima de combustível.

Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação Porsche/Divulgação

Para uma explicação ainda mais simples, vamos considerar o seguinte: o combustível é misturado ao ar na admissão, depois essa mistura é comprimida dentro do motor pela ação dos pistões, gerando uma explosão interna e controlada. Essa sequência gera movimento e por conta disso o carro anda. Por fim, como resultante desse ciclo de trabalho, são gerados os gases na exaustão que são direcionados para o escapamento.

De acordo com os estudos da corte, é possível adicionar um ciclo de tempo extra ao motor, melhorando e muito a sua eficiência. Seriam “seis tempos individuais, que podem ser divididos em duas sequências de três tempos”. Os detalhes foram revelados em uma matéria no site AutoGuide.


Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação Porsche/Divulgação

Dentro desse processo, o virabrequim, que transfere a energia gerada dentro do motor para as rodas, teria trabalho em dobro, melhorando a eficiência e reduzindo ainda mais o consumo.

Porsche/Divulgação
Porsche/Divulgação Porsche/Divulgação

Claro que ainda estamos falando de um processo que está no início. No entanto, os engenheiros da Porsche trabalham com a possibilidade de fazer este projeto se tornar realidade em futuros veículos movidos a motor com combustão interna.


E, assim como o combustível sintético, ainda não sabemos qual seria o alcance da aplicação dessas tecnologias, mas é fato que muitas marcas e engenheiros estão dedicados a aprimorar projetos de motores a combustão tendo em vista que fica cada vez mais claro que a mobilidade irá usar múltiplas fontes de energia no futuro.

PORSCHE CAYENNE TURBO GT 2024: pela primeira vez no SUV de R$ 1,3 milhão. VEJA O VÍDEO!



Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.

Últimas


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.