Quais são os planos para a segunda fábrica da Toyota em Sorocaba?
Nova unidade terá 160.000 m2 de área construída
A Toyota lançou neste semana a pedra fundamental para uma segunda fábrica em Sorocaba/SP. A unidade localizada em um terreno de 400 mil m2 será importante em uma estratégia audaciosa para a marca japonesa: a de produzir mais dois modelos híbridos flex.
A cerimônia contou com a presença do presidente da Toyota Rafael Chang e também do governador do estado Tarcísio de Freitas.
“A Toyota investiu intensivamente no Brasil nos últimos anos e tem planos ambiciosos para acelerar ainda mais nossas operações no país. A ampliação da fábrica de Sorocaba nos permitirá ampliar nossa produção local, exportar para toda a região e assim gerar e distribuir mais valor para toda a sociedade, em forma de empregos e desenvolvimento econômico”, comenta Rafael Chang, CEO da Toyota para América Latina e Caribe.
A Toyota está “desligando” a fábrica de Indaiatuba para se concentrar em uma só unidade. Hoje a fábrica de Indaiatuba produz o Corolla que passará a essa nova unidade. Além do Corolla também o Yaris Cross será feito na mesma fábrica que terá 160 mil m2.
De acordo com a marca a ideia é ampliar a produção de veículos e de motores híbridos para atender um total de 23 mercados por meio de um programa de exportações.
A Toyota prevê o investimento de R$ 11 bilhões e deve gerar mais 2.000 empregos até o final da década sendo 500 pessoas até 2026. A Toyota, sempre discreta com seus lançamentos, não cita nominalmente o Yaris Cross, mas diz que a tecnologia híbrida será “mais acessível” com este ciclo de investimentos.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.