R7 já acelerou a RAM 1500 que chega ao país com motor V8 de 400cv
Pickup tem proposta esportiva e motor V8 a gasolina é torcudo como um bom "carro esportivo" mas preço com impostos desanima os entusiastas
Autos Carros|Marcos Camargo Jr
Quinze anos após a chegada oficial da RAM no Brasil, o grupo FCA apresenta a 1500 Rebel, primeiro modelo desta série que desembarca por aqui em uma de suas versões mais caras com motor V8 a gasolina de 5,7 litros que produz 400 cv de potência e 56,7 kgfm de torque. Incorpora caixa de transferência BorgWarner 48-12 com tração 4X4 com reduzida e trabalha com câmbio automático TorqueFlite de oito marchas. O modelo desembarca por R$ 399 mil, sendo que 35% desse total é devido ao imposto de importação.
Com um motor de alto desempenho alimentado por gasolina a proposta da FCA com a RAM 1500 fica clara: conquistar o consumidor endinheirado que gosta da potência de um muscle car V8 e o porte agressivo de uma pickup. Por isso a marca chamada a novidade de premium muscle truck.
Além do grande porte com 5,91 metros de comprimento, 2,08 metros de largura e 1,97 metros de altura ela tem um apelo jovial sem cromados excessivos, algo próprio de outros modelos da linha RAM.
Interior com tecnologia
No nosso primeiro contato com a RAM estivemos com um modelo de admissão termporária e não exatamente um modelo com o pacote nacional. No entanto, ela vem em versão única com o mesmo padrão e é fabricada em Michigan, nos Estados Unidos. Classuda mas novamente sem excessos, a RAM 1500 traz largo console central, bancos confortáveis em couro e no centro do painel o ponto alto vai além do cluster digital personalizável de 7 polegadas.
A multimídia é a Uconnect 4C 12 NAV. Colocada verticalmente no painel, a tela é a maior da categoria, com 12 polegadas, podendo ser dividida para mostrar ao mesmo tempo duas das muitas funções disponíveis. Traz navegação GPS embutida, câmera 360°, comandos do ar condicionado digital dualzone, música em execução, entre outras e sistema Android Auto e Apple CarPlay.
Entre a lista de itens de série estão conjunto visual totalmente em LED, carregamento de smartphone por indução, freio de estacionamento elétrico (também inédito em picapes no país), sensores de chuva e crepuscular, chave presencial com partida remota, controle de cruzeiro adaptativo, detecção de pedestres e alerta de mudança de faixa entre outros itens. Em termos de segurança além do controle de estabilidade e tração com distribuidor de frenagem a RAM 1500 traz conjunto de seis airbags e freios a disco com ABS nas quatro rodas.
Na prática, muita força e versatilidade
No primeiro contato do R7 com a RAM 1500 Rebel fica evidente a força bruta do motor V8 HEMI. Mesclando tradição e modernidade o acionamento do câmbio automático de oito marchas é feito por um botão girátório. Com quase 57kgfm de torque a aceleração é vigorosa e confortável para uma pickup.
De forma inusitada aceleramos a novidade em um autódromo no interior paulista onde foi possível chegar a 170km/h de velocidade máxima na reta principal mas se nota o vigor da Rebel para ir além. Nas curvas, considerando o peso de 2.610kg, ela tem controle de inclinação da carroceria que torna a condução mais segura. Fora da estrada em um trecho off road fechado, provamos a tração 4X4 e novamente o torque fez a diferença. O único cuidado é com trechos mais fechados como em trilhas onde ela exige espaço considerando o seu tamanho.
Em termos de capacidade (não esqueça que ela é uma utilitária) a caçamba tem capacidade para 1.200 litros; o RamBox (compartimentos laterais): leva103,4 litros (cada) e a capacidade de carga é de 610 kg com carga máxima rebocável: 5.062 kg
Em uma primeira impressão a Rebel se mostra de fato ágil com ronco envolvente de um motor V8 e tração 4X4 que nenhuma outra pickup tem. O fato de não ser diesel infelizmente joga contra mas ela rende alta diversão ao volante dentro e fora da estrada. A pré-venda começa hoje mas as entregas estão previstas para abril de 2021.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.