Renault mostra estratégia global para carros elétricos em SP
Marca já anunciou Megane, Kangoo e Master elétricos no Brasil em 2023
Autos Carros|Do R7 e Marcos Camargo Jr.
Depois de informar que venderá o Megane, Kangoo e Master elétricos no Brasil em 2023, a marca francesa divulgou a estratégia global para veículos elétricos no Renault E-Tech 100% eletric days, em São Paulo. Atualmente, a empresa vende o Kwid E-Tech e Zoe no mercado brasileiro.
NOVO KWID E-tech é o elétrico mais barato do Brasil por R$ 146,9 mil. Veja o vídeo!
A Renault informou que venderá 14 modelos elétricos nos próximos anos, sendo que a partir 2030 todos os carros vendidos pela marca serão elétricos. Eles utilizarão a plataforma CMF-EV, usada pelo Megane E-Tech, que chega no segundo trimestre de 2023 no Brasil.
A empresa ainda comunicou que fez parceria para desenvolver novas baterias de lítio e níquel. Inclusive, os motores de baixo custo serão produzidos pela companhia. A Renault também destacou que já começou a reciclar baterias.
RENAULT ZOE elétrico tem algo do Sandero? Consumo, teste, detalhes e preço versão 2021. Veja o vídeo!
A Renault também pretende diminuir os custos de bateria e motor investindo em novas tecnologias. Para isso, a arquitetura eletrônica da plataforma também ganhou um olhar pensando em reduzir gastos de produção. Segundo a marca, ao fazer isso o custo total de um veículo elétrico ficará parecido com um a combustão.
Até 2023 15 modelos da marca utilizarão a nova plataforma CMF-EV. Esses modelos podem ser SUV, hatchbacks ou sedãs. Também apresentou a plataforma CMF-BEV, que deve ser lançada em 2024, o que reduzirá o custo de produção em até 30%. Já em 2026, a empresa deve produzir mais de 250 mil veículos com essa estrutura, o que tornará os carros elétricos mais baratos e acessíveis para todos.
Contudo, para produzir no Brasil ou na América Latina, a Renault espera ter um grande volume de vendas de carros elétricos na região, o que contribuiria para ter uma linha de montagem 100% elétrica na América do Sul.
Em relação à motorização a combustão, a marca anunciou que terá novos propulsores na região da América Latina. Essa informação vem ao encontro do lançamento de um SUV 1.0 turbo no Brasil em 2024.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.