Saiba identificar um combustível adulterado e evite prejuízos no seu carro
Medida da ANP vai afetar fiscalizações e pode prejudicar o consumidor

Nesta semana, a Agência Nacional do Petróleo (ANP) comunicou que a partir de julho, por restrições orçamentárias impostas pelo governo federal, irá suspender o PMOC (Programa de Monitoramento da Qualidade dos combustíveis).
A medida irá impactar negativamente a fiscalização dos postos e a pesquisa de qualidade (Levantamento Semanal de Preços de Combustíveis), e pode prejudicar os consumidores de todo o país.
Diante desse cenário, o R7-Autos Carros detalha como evitar os impactos negativos do combustível adulterado no carro.
Primeiros sinais de combustível adulterado
Embora o motorista possa perceber de imediato o aumento repentino no consumo e dificuldades de partida, o combustível ruim pode prejudicar o sistema de alimentação, tanque, linha de combustível e abreviar a vida do motor. Aprenda a identificar no comportamento do carro os efeitos do combustível adulterado:
Alteração de cheiro
Depois de abastecer, caso note algum cheiro diferente, geralmente desagradável, é sinal de adulteração. Não quer dizer que a gasolina ou o etanol estão comprometidos, mas é sempre uma das características. Em geral, o uso de solventes e outros químicos causa reações nem sempre bem avaliadas por um “corpo técnico” e por isso odores desagradáveis são sempre sentidos.
Consumo excessivo
Após o abastecimento, caso o motorista note um aumento no consumo, esse pode ser um sinal negativo. O combustível menos concentrado, com mais dispersantes e aditivos, pode prejudicar a autonomia.
Pior: no caso do etanol, o nível elevado de água pode comprometer a combustão e prejudicar o motor de forma permanente. Caso note alteração e consumo é importante verificar com o mecânico o que está acontecendo.
Dificuldade na partida e falhas na aceleração
Aquela partida matinal deve ser rápida ao acionar a chave. Se a partida ficar mais lenta pode ser sinal de adulteração de combustível. Isso porque a baixa concentração dificulta a leitura dos sistemas de injeção eletrônica e o veículo demora a “pegar”. Em caso de aceração ou ponto morto falhando também é sinal claro de combustível adulterado.
Preço baixo
O preço muito abaixo da média é um indício de adulteração de combustível. Ele sai das distribuidoras para as empresas varejistas que podem adicionar aditivos ou componentes bons ou ruins para o combustível e por isso é importante ficar atento à media de mercado, pois milagres não existem.
Como se precaver?
O ideal, especialmente nesta situação onde a fiscalização dos postos será prejudicada, é tomar os seguintes cuidados adicionais.
- Abastecer em postos de confiança e de preferência nos mesmos postos
- Preferir postos de bandeiras conhecidas
- Guardar nota fiscal do abastecimento
- Desconfiar de alterações de preço e promoções baseadas em preço
OLHA O PREÇO DO VOLKSWAGEN TERA HIGH COM OS OPCIONAIS: vale tudo isso? VEJA O VÍDEO!
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
