Último Gol é produzido em Taubaté (e não se trata de um Last Edition)
Modelo deixou linha de produção sob aplausos de funcionários e terá o Polo Track como substituto natural do compacto
Autos Carros|Marcos Camargo Jr e Marcos Camargo Jr.
Após três gerações e oito mudanças de estilo, o Volkswagen Gol deixa oficialmente de ser produzido no país. A última unidade deixou a fábrica de Taubaté sob aplausos dos funcionários que agora entram em férias coletivas enquanto a linha é preparada para a produção em massa do Polo Track.
Quebrando protocolos que não permitem fotos ou vídeos na linha de produção de automóveis, vários funcionários postaram nas redes sociais as imagens do carro após a montagem indo para o processo de pintura. Depois, na montagem, recebe mais aplausos e homenagens de funcionários com gorros de Papai Noel. Uma faixa improvisada foi colocada na inspeção final para marcar o momento.
O último Gol de chassi PT108470 foi pintado na cor cinza Platinum e foi encomendado pela Localiza, afinal as vendas diretas marcaram esta última fase do compacto que chegou ao mercado em 1980. A fábrica de Taubaté, aliás, foi erguida somente para produzi-lo.
O R7 Autos Carros chegou a especular que a produção duraria até o dia 31, algo que a Volkswagen não descartou. No entanto, a produção do Polo Track precisa acelerar e durante as férias coletivas a linha de produção será ajustada para ampliar a montagem do novo modelo. Fontes ligadas à marca afirmam que o último Voyage produzido (foto abaixo) será integrado ao acervo de carros da marca assim como o primeiro Polo Track.
O Polo Track já foi apresentado e será o substituto natural do Gol, ao menos no posicionando de mercado. Ele usa a plataforma MQB de todos os demais produtos da marca (exceto a Amarok). Com o visual do antigo Polo, com rodas de 15 polegadas recobertas por calotas, bancos em tecido e o mesmo motor 1.0 MPI do Gol associado ao mesmo câmbio de cinco velocidades. Ao preço de R$ 79,9 mil ele já é oferecido nas concessionárias e deverá ter as primeiras unidades entregues ainda em janeiro.
Assim, a série especial Last Edition que teve 650 unidades vendidas no país (de um total de 1.000 produzidos), não foi efetivamente a última série do Gol produzido. Os carros destinados a compor o lote especial já foram entregues aos seus proprietários.
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.