Logo R7.com
Logo do PlayPlus
Publicidade

[Usados] Veja 6 problemas mais comuns do Chevrolet Onix

Maior queixa fica por conta da baixa durabilidade das pastilhas de freio

Autos Carros|Do R7

O Chevrolet Onix é atualmente o carro mais vendido do Brasil. Este sucesso vem se repetindo nos últimos cinco anos
O Chevrolet Onix é atualmente o carro mais vendido do Brasil. Este sucesso vem se repetindo nos últimos cinco anos O Chevrolet Onix é atualmente o carro mais vendido do Brasil. Este sucesso vem se repetindo nos últimos cinco anos

O Chevrolet Onix é atualmente o carro mais vendido do Brasil. Este sucesso vem se repetindo nos últimos cinco anos. Porém, como um bom “popular” o tempo indica algumas falhas comuns do uso deste carro que tem como ponto alto a boa liquidez de venda no mercado de usados. O R7 Autos Carros listou as principais falhas segundos os próprios donos dos modelos da primeira geração, fabricados em 2012 e 2019.

Sim, todas as pastilhas de freio tem uma vida útil, porém os proprietários do Onix se queixam que normalmente a cada 20 mil quilômetros este item tem que ser trocado
Sim, todas as pastilhas de freio tem uma vida útil, porém os proprietários do Onix se queixam que normalmente a cada 20 mil quilômetros este item tem que ser trocado Sim, todas as pastilhas de freio tem uma vida útil, porém os proprietários do Onix se queixam que normalmente a cada 20 mil quilômetros este item tem que ser trocado

1 - Pastilhas de freio

Sim, todas as pastilhas de freio tem uma vida útil, porém os proprietários do Onix se queixam que normalmente a cada 20 mil quilômetros este item tem que ser trocado. O desgaste acentuado pode ser atenuado trocando sempre por um jogo original. Vale lembrar que em caso de desgaste por longo tempo corre-se o risco de prejudicar os discos que também devem ser substituídos.

Devido a simplicidade do acabamento barulhos também são relatados, um dos mais comuns era na parte traseira do veículo
Devido a simplicidade do acabamento barulhos também são relatados, um dos mais comuns era na parte traseira do veículo Devido a simplicidade do acabamento barulhos também são relatados, um dos mais comuns era na parte traseira do veículo

2 - Acabamento simples

Publicidade

Este é um “problema” de qualquer carro popular, mas os proprietários reclamam principalmente da baixa qualidade de materiais de itens como maçanetas, manopla de câmbio e até mesmo as luzes-guia do modelo da GM. Devido a simplicidade do acabamento barulhos também são relatados, um dos mais comuns era na parte traseira do veículo, vindo na tampa do porta-malas e do acabamento do bagageiro quando o carro estava em movimento ou passando por terreno irregular.

Outro ponto de bastante reclamação é a perda de pressão no pedal do freio
Outro ponto de bastante reclamação é a perda de pressão no pedal do freio Outro ponto de bastante reclamação é a perda de pressão no pedal do freio

3 - Pressão do pedal do freio

Publicidade

Durante nossa pesquisa para a realização desta reportagem entrevistamos algumas pessoas que possuem o Onix primeira geração e também falamos com mecânicos e fóruns de opinião de proprietários. Outro ponto de bastante reclamação é a perda de pressão no pedal do freio durante as curvas ou subidas e com o ar-condicionado ligado. Além de dificultar a frenagem, isso causa a sensação de que o carro parece “morrer”. A causa do problema é o modelo do servo-freio que equipa o carro e que geralmente apresenta falha.

Segundo a GM os modelos acima de 2016 já tem o problema resolvido, porém os modelos mais antigos ainda não tem uma solução a não ser desligar o ar-condicionado
Segundo a GM os modelos acima de 2016 já tem o problema resolvido, porém os modelos mais antigos ainda não tem uma solução a não ser desligar o ar-condicionado Segundo a GM os modelos acima de 2016 já tem o problema resolvido, porém os modelos mais antigos ainda não tem uma solução a não ser desligar o ar-condicionado

Segundo a GM os modelos acima de 2016 já tem o problema resolvido, porém os modelos mais antigos ainda não tem uma solução a não ser desligar o ar-condicionado quando o motor do carro for muito exigido. Este problema também era comum na antiga linha Corsa e Celta pelo mesmo motivo.

Publicidade
O desligamento durava cerca de três segundos e automaticamente o carro ligava de novo.
O desligamento durava cerca de três segundos e automaticamente o carro ligava de novo. O desligamento durava cerca de três segundos e automaticamente o carro ligava de novo.

4 - “Apagão” no motor

Este é um problema que segundo a montadora já foi solucionado. Os motoristas viam o seus carros apagarem enquanto estavam em movimento. O desligamento durava cerca de três segundos e automaticamente o carro ligava de novo.

A GM informou na época que a perda potência repentinamente, acompanhada em muitos casos do acendimento da luz da injeção eletrônica, era provocada por problemas nas válvulas de admissão
A GM informou na época que a perda potência repentinamente, acompanhada em muitos casos do acendimento da luz da injeção eletrônica, era provocada por problemas nas válvulas de admissão A GM informou na época que a perda potência repentinamente, acompanhada em muitos casos do acendimento da luz da injeção eletrônica, era provocada por problemas nas válvulas de admissão

A GM informou na época que a perda potência repentinamente, acompanhada em muitos casos do acendimento da luz da injeção eletrônica, era provocada por problemas nas válvulas de admissão e escape do motor. De acordo com a montadora, o problema se deve à falta de tratamento térmico das válvulas pelo fornecedor, o que comprometeu a performance dessas peças sob altas temperaturas de trabalho. Um recall foi feito e os problemas solucionados.

5 - Caixa de direção

Outro problema aparentemente crônico do Onix são os barulhos causados pela direção hidráulica. Em alguns carros em trajetos curvilíneos o sistema de direção fazia barulhos estranhos. Isso se deve também ao uso excessivo do motor, ou seja, quando é muito exigido os sistemas que utilizam energia do motor para funcionar, como a direção hidráulica e o freio, não funcionam adequadamente. Este foi um problema solucionado nos modelos acima de 2016.

Em alguns carros em trajetos curvilíneos o sistema de direção fazia barulhos estranhos.
Em alguns carros em trajetos curvilíneos o sistema de direção fazia barulhos estranhos. Em alguns carros em trajetos curvilíneos o sistema de direção fazia barulhos estranhos.

6 - Bomba d’água

O sistema de arrefecimento do Onix é um ponto de preocupação constante para os proprietários. Por isso, sempre é importante o proprietário ficar de olho na bomba d’água, verifique se há ou não sujeira e realize manutenções preventivas para não passar por problemas futuros.

Outro pronto sempre elogiado é que o Chevrolet Onix tem peças em conta e sempre fáceis de se encontrar em relação aos concorrentes
Outro pronto sempre elogiado é que o Chevrolet Onix tem peças em conta e sempre fáceis de se encontrar em relação aos concorrentes Outro pronto sempre elogiado é que o Chevrolet Onix tem peças em conta e sempre fáceis de se encontrar em relação aos concorrentes

Nem tudo são pontos negativos. Os proprietários elogiam a economia do carro, junto com o bom espaço interno. Outro pronto sempre elogiado é que o Chevrolet Onix tem peças em conta e sempre fáceis de se encontrar em relação aos concorrentes e sua manutenção é simples já que o motor quatro cilindros 1.0 ou 1.4 é derivado do Corsa dos anos 1990 e sua construção é bem simplificada.

Nem tudo são pontos negativos. Os proprietários elogiam a economia do carro, junto com o bom espaço interno.
Nem tudo são pontos negativos. Os proprietários elogiam a economia do carro, junto com o bom espaço interno. Nem tudo são pontos negativos. Os proprietários elogiam a economia do carro, junto com o bom espaço interno.

Em eventos como o AutoShow, realizado aos domingos em São Paulo e simultaneamente no ABC, o Onix é um dos modelos mais ofertados e mais buscados. 

Em eventos como o AutoShow, realizado aos domingos em São Paulo e simultaneamente no ABC, o Onix é um dos modelos mais ofertados e mais buscados.
Em eventos como o AutoShow, realizado aos domingos em São Paulo e simultaneamente no ABC, o Onix é um dos modelos mais ofertados e mais buscados. Em eventos como o AutoShow, realizado aos domingos em São Paulo e simultaneamente no ABC, o Onix é um dos modelos mais ofertados e mais buscados.

O Onix primeira geração é equipado com duas opções de motores: 1.0 aspirado de 80cv e câmbio manual de cinco marchas e 1.4 aspirado de 106cv e transmissão manual ou automática de seis velocidades.

*Por Guilherme Magna

Últimas

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com oAviso de Privacidade.