Veja a tecnologia de baterias que vai aumentar alcance dos carros elétricos
Novidades chegam ao mercado entre 2026 e 2027 e prometem acelerar processo de eletrificação

O caminho para a eletrificação tem várias fases e uma delas passa pela dificuldade da infraestrutura e também do alcance e durabilidade das baterias que alimentam os motores dos carros elétricos. Se hoje muitos consumidores ainda questionam a vida útil das baterias, os fabricantes, por outro lado, estão desenvolvendo técnicas que prometem aumentar e muito a autonomia dos carros eletrificados.
Veja o que chegará ao mercado em poucos anos:

Hoje a autonomia de um carro elétrico varia entre 300 e 500 km, com vida útil da bateria em 100% estimada em dez anos. Após esse período a bateria começará a perder eficiência pouco a pouco.

Com a nova tecnologia das baterias de estado sólido, esse alcance pode triplicar a autonomia, chegando a 1.500 quilômetros. A vida útil poderá ser dobrada para manter as capacidades de carga por 18 a 20 anos. E a chegada desse tipo de bateria deve ocorrer nos carros elétricos dentro de três anos.

Outra novidade é a bateria Freevoy, da CATL, destinada a carros híbridos. Ela tem Freevoy fosfato de ferro e lítio (LFP) com tecnologia de íon de sódio, ampliando a autonomia para carros híbridos para até 400 km. Isso quer dizer que os híbridos no futuro terão alcance dos modelos elétricos de hoje.

Outra novidade foi apresentada pelo grupo Geely, dono de marcas como Zeekr, Link&Co, Volvo, Lótus, entre outros. É uma nova bateria mais densa, pois cada célula tem 192 Wh/kg sendo quase 40% menor do que uma bateria automotiva comum. Ela pode ser carregada para rodar até 1 milhão de quilômetros, sendo 5 vezes superior à vida útil de um carro atual, por exemplo. Sua produção é simplificada e promete reduzir as emissões de carbono em mais de 80.000 toneladas por ano. A produção em série deve começar em 2027.













