Violência: veja como proteger o carro de roubos e furtos do dia a a dia
Alarmes, rastreadores e películas são comuns e evitam prejuízos maiores
LEIA AQUI O RESUMO DA NOTÍCIA
Produzido pela Ri7a - a Inteligência Artificial do R7

Em meio a uma constante onda de violência urbana, quem anda de carro sabe que roubos e furtos são comuns nas grandes cidades. Em São Paulo, sem estatísticas específicas desse tipo de roubo em veículos, cerca de 60 boletins de ocorrência são registrados todos os dias, enquanto 330 furtos e roubos de veículos acontecem todos os dias. A solução para evitar prejuízos é se proteger. Quais são os dispositivos mais comuns para evitar roubos hoje em dia?
O R7-Autos Carros lista quais são os dispositivos que ajudam a tornar a vida a bordo de um veículo mais segura no cotidiano:
Rastreadores
Esse serviço tem 1,5 milhão de clientes no país e funciona por meio de empresas homologadas que fazem o monitoramento constante, segundo a Associação Brasileira de Empresas de Segurança Eletrônica (Abese).
São serviços tão populares quanto o seguros e são capazes de descobrir onde está o veículo após o roubo e bloqueá-lo à distância. Hoje estes serviços contam com uso de aplicativo associado onde o cliente pode ver a localização do carro e como definir uma área limítrofe, acionar a empresa em caso de emergência etc.

Tags de rastreamento
Além dos serviços remotos de rastreamento com empresas especializadas, há também rastreadores portáteis que são usados para segurança familiar e também de bagagens e vem sendo usados também para rastrear veículos. Com uma tag escondida no veículo, é possível saber a localização exata por meio de um aplicativo.

Películas antivandalismo
Além das películas de controle solar, uma solução comum são as películas antivandalismo. Ela tem grande utilidade e é constituída por uma camada ou várias camadas de poliéster que ajudam a proteger o vidro em caso de arrombamento. No entanto, ela não traz qualquer proteção balística e pode ser erroneamente chamada de “blindagem leve”.

Existem vários tipos de película antivandalismo que além de proteger contra o estilhaçamento dos vidros também ajuda a reduzir o impacto dos raios UV, melhora a acústica e o conforto térmico. Tem vários níveis como PS4, PS8, PS10, PS12 e PS14, sendo a PS14 a mais resistente e procurada por ter maior proteção. A aplicação de uma película anti vandalismo custa entre R$ 1 mil e R$ 2.500.
Alarmes ainda são comuns
Mais usados no passado, os dispositivos de alarme ainda são usados hoje em dia. Nos carros mais modernos já existem alarmes de fábrica, mas em modelos mais antigos essa proteção que constitui um jogo de sensores aplicados junto aos vidros e nas portas soam um alarme quando vandalizados.
Os sensores de ultrassom hoje são mais sensíveis e conseguem detectar a aproximação de um ladrão e preparar o alarme antes mesmo do arrombamento, há sinais sonoros mais altos e dispositivos que também desmobilizam o veículo e impedem seu funcionamento.

Cuidado é vital
Além dos dispositivos, especialistas em segurança afirmam que o cuidado no dia a dia é a melhor resposta para evitar ações de bandidos. Para evitar roubos aos veículos vale a atenção na hora de estacionar, evitando lugares ermos e escuros, preferindo sempre um estacionamento.
Itens como bolsas e sacolas não devem ser deixados à ostra no veículo e quando estiver dirigindo é preciso estar atento ao celular. Em lugares de alta incidência de crime deve-se até mesmo evitar espelhar o celular na multimídia, o que pode chamar a atenção de bandidos e motociclistas devem evitar deixar suportes de celular à mostra no painel.
✅Fique por dentro das principais notícias do dia no Brasil e no mundo. Siga o canal do R7, o portal de notícias da Record, no WhatsApp
