Volkswagen Polo será renovado em 2022 para continuar competitivo: conheça
Modelo terá visual alinhado com o Taos e motores de 80, 95 e 110 cv; Marca manterá a atual geração com nome Track
Autos Carros|Do R7
Com o fim da produção do Gol a caminho e o forte investimento em SUVs, a Volkswagen vai fazer importantes mudanças no Polo após quatro anos de vida. Além disso, manterá a atual versão, mas com o nome de Track e com um preço mais atrativo posicionado como modelo de entrada deixando novidades apenas para as versões mais equipadas. O novo hatchback terá um visual parecido com o SUV Taos, lançado por aqui no ano passado com faróis afilados e grade com faixa cromada. Também deve ser equipada com motor de 1.0 litro aspirado de três cilindros de 80 cv e outro 1.0 litro turbo TSI de 95 e 110 cv.
CONSUMO REAL POLO GTS 1.4 TSI na estrada e na cidade! 180km rodados. Veja o vídeo!
Novo Design
Mantendo tradicional estilo, o Volkswagen Polo 2022 deve trazer uma faixa de LED na grade dianteira que liga os faróis. Com isso, o modelo ficará parecido com o SUV Taos e, também, com o Golf, que é vendido na Europa. Já a traseira tem lanternas que sobrepõem a tampa do porta-malas e contam com uma nova assinatura luminosa.
Em relação ao tamanho, o hatch da montadora alemã mede 4,053 metros de comprimento, 2,564 m de entre-eixos, 1,751 m de largura e 1,446 m de altura e não terá alterações bem como sua plataforma que é a MQB usada em toda a linha com exceção do Gol, Voyage e Saveiro. O porta-malas tem capacidade de 351 litros no hatch. As rodas podem ser de 14, 15 e 17 polegadas a depender da versão. Na Europa é oferecido nas configurações: Life, Style, R-line e GTI.
Por dentro, o painel é parecido com os outros carros da empresa. Inclusive, com a atual versão vendida por aqui. Contudo, a novidade conta com painel de instrumentos 100% digital com tela que pode ser de 8 ou 10,25 polegadas e a central multimídia pode ter tela de 8 ou 10 polegadas com conexão com Android Auto e Apple CarPlay.
Motorização e equipamentos
O novo Volkswagen Polo é oferecido no mercado europeu com motor de 1.0 litro aspirado de três cilindros, que entrega 80 cv. Também conta com motor 1.0 litro TSI turbo, que entrega 95 ou 110 cv a depender da versão. A transmissão pode ser manual de cinco marchas ou automatizada DSG de dupla embreagem de sete velocidades. Por aqui a oferta de motores não deve mudar mas o carro deve receber itens de série como controle de tração e estabilidade como itens de série e que serão obrigatórios em 2024.
Polo Track
Além de vender a nova geração do Polo, a Volkswagen manterá a atual versão com o nome de Track. O modelo, que será produzido na fábrica de Taubaté, no interior paulista, deve ganhar um visual com detalhes de proposta aventureira como plásticos nas caixas de rodas reforçando o apelo.
A configuração utilizará a plataforma MQB-A0 e deve ser equipada com motor EA211 de 1.0 litro 12V, que entrega 75 cv e 9,7 kgfm de torque com gasolina e 86 cv e 10,4 kgfm de torque com etanol. A transmissão deve ser apenas manual de cinco velocidades. Com essa medida, o Polo Track ficará como o modelo de entrada, com visual antigo e preço reduzido.
Concorrentes
O Volkswagen Polo 2022 chegará para brigar diretamente com o novo Honda City hatch, que começa ser vendido em março deste ano, Fiat Argo, Peugeot 208, Toyota Yaris, além do Chevrolet Onix e do Hyundai HB20.
*Com a colaboração Felipe Salomão
Os textos aqui publicados não refletem necessariamente a opinião do Grupo Record.